Categorias: Concurso

Quer ser diplomata? Há concurso público recebendo inscrições até 6 de junho

Expectativa para resultado dos testes. Foto: Divulgação

Prossegue, até as 18 horas do dia 6 de junho, o prazo de inscrições para o concurso público de diplomata.

Para realizar a inscrição, os candidatos devem se direcionar ao site da banca organizadora, a CEBRASPE, e preencher o formulário de inscrição.

Ao todo, o certame oferta 50 vagas para o cargo de Terceiro Secretário – a porta de entrada para a carreira diplomática no Brasil.

Deste total de vagas, 37 são destinadas à ampla concorrência, 10 para candidatos negros e 3 para pessoas com deficiência.

A remuneração inicial do cargo é de R$ 22.558,56, valor este em caráter bruto.

Para concorrer à ocupação, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

Ser brasileiro nato;
Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
Estar em dia com as obrigações eleitorais;
Para o sexo masculino, estar quite com o serviço militar;
Ter, no mínimo, 18 anos de idade;
Possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC;
Ter sido aprovado no concurso;
Apresentar aptidão física e mental para o exercício do cargo;
Entregar, no momento da posse, toda a documentação que comprove o cumprimento desses requisitos.

O que faz um Diplomata?

O diplomata brasileiro é responsável por representar o país no exterior, negociar acordos, acompanhar temas internacionais e proteger os interesses do Brasil e dos brasileiros fora do território nacional.

Suas funções envolvem atividades de representação política, comercial, consular e cultural, além de prestar assistência a cidadãos em solo estrangeiro. Trata-se de uma carreira estratégica, voltada à atuação global do Estado brasileiro.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais