“Com a adesão ao Novo Plano Viver Sem Limite, damos cada vez mais luz a um tema e a um segmento importante da sociedade, que são as pessoas com deficiência. Lembrando que, nesta semana, também lançamos o Plano Fortaleza Inclusiva. Com tudo isso, queremos uma Fortaleza cada vez mais inclusiva, onde todas e todos possam ter oportunidades”.
A declaração é do prefeito Evandro Leitão, nesta quinta-feira (17), no Paço Municipal, durante a assinatura do termo de adesão ao programa do Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que busca garantir mais dignidade às pessoas com deficiência e suas famílias.
A primeira-dama Cristiane Leitão destacou que a adesão representa um avanço inédito na cidade, sendo Fortaleza a primeira capital do Nordeste a integrar o plano.
“Isso é muito importante para a nossa cidade, pois traz recursos para acessibilidade, educação, combate ao capacitismo, além de capacitações que promovem autonomia para as pessoas com deficiência. Estou muito feliz e quero dizer a todos os fortalezenses que estamos trabalhando pela inclusão. Este é mais um passo, e outras ações virão, com muito respeito, inclusão e, principalmente, cuidado, olhando para todas as pessoas”, comentou.
Já a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, ressaltou que a Prefeitura de Fortaleza é a quarta do país a aderir nesta nova etapa.
“É nesse sentido que queremos construir essa relação interfederativa, para que os direitos saiam do papel e se tornem ações concretas”, apontou.
Com o Viver Sem Limite, a União garante o direcionamento de investimentos públicos para a construção de um país mais inclusivo, priorizando quatro eixos de atuação: gestão inclusiva e participativa; enfrentamento à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Ver comentários (1)
Espero que acabem com os estacionamentos em espaços que deveriam ser calçadas.
Na Av. Desembargador Moreira o shopping Jardins Open Mall acabou o espaço para carros e tudo passou a ser calçada gerando muitos benefícios a todos.
Basta que a Prefeitura veja o descaso e o desrespeito na rua Pereira Filgueiras a partir da Av. Rui Barbosa até a rua Silva Paulet, onde até mesmo pessoas saudáveis têm dificuldade de transitar, citando apenas 1 caso.
E que sejam implantadas travessias elevadas nas redondezas de escolas e hospitais.