O Racing eliminou qualquer chance do Colo Colo de uma segunda fase de Libertadores ou mesmo sequer a possibilidade de repescagem para a Sul-Americana, ao golear a equipe chilena, por 4 a 0, na noite dessa quarta-feira (14), no Estádio El Cilindro, em Buenos Aires.
A eliminação do Colo Colo, que não há mais como chegar ao terceiro lugar do Grupo E, põe em risco a classificação do Fortaleza para a segunda fase da Libertadores, pois na última rodada, dia 29, o Bucaramanga, da Colômbia, enfrenta a desmotivada equipe chilena, enquanto o Fortaleza joga contra o líder Racing, na capital argentina.
Um empate em Buenos Aires praticamente assegura o Fortaleza na segunda fase, diante de uma diferença de sete gols de salto em favor do time cearense. O problema seria uma derrota do Leão e uma vitória colombiana, o que jogaria o Fortaleza para a repescagem da Sul-Americana.
Já classificado para a segunda fase da Libertadores, o Racing pode querer fazer valer a rivalidade de argentinos e brasileiros para uma vitória sobre o Leão. Somente o Palmeiras e o São Paulo já asseguraram presenças na segunda fase da competição, além de Internacional ou Bahia, que se enfrentam na última rodada. Fortaleza, Flamengo e Botafogo estão com suas classificações ameaçadas.