Categorias: Ciência

Ranking internacional inclui duas professoras do IFCE

Fachada do IFCE Fortaleza

Em sua mais recente atualização, o ranking AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index) possui 321 servidores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) citados. Em outubro de 2024 eram 191. Além disso, pela primeira vez, duas professoras aparecem entre os 25 primeiros colocados. Mayara Salgado Silva, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos que atua em Limoeiro do Norte, em 12º lugar. Em 21º lugar está Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, doutora em Educação e pesquisa as práticas corporais indígenas no contexto da Educação Física no campus de Paracuru.

O índice fornece a análise mais abrangente em 13 campos principais e 211 sub-ramos em níveis global, nacional e regional. Essas análises são baseadas em indicadores como o índice H, o índice i10 e a contagem de citações, incluindo seus valores dos últimos 6 anos. Em 22 de abril de 2025, as classificações foram determinadas de acordo com o Índice H Total. O ranking analisou 24.533 instituições de 221 países.

O mais citado pesquisador do IFCE continua sendo Francisco Rogerlândio Martins Melo, enfermeiro do campus Fortaleza, que aparece no Top 3% do mundo. O técnico administrativo pesquisa sobre Saúde Pública, Epidemiologia, Doenças Tropicais Negligenciadas, Saúde Global e Doenças Infecciosas. Os demais pesquisadores do IFCE citados no ranking podem ser consultados aqui.

O ranking usa os valores totais e dos últimos 6 anos do índice i10, índice H e pontuações de citação no Google Acadêmico. Utilizando um total de nove parâmetros, o “Índice Científico AD” mostra a classificação de cientistas em 11 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras.

“AD Scientific Index” é um sistema de classificação de universidades/instituições que analisa a distribuição de cientistas em uma instituição de acordo com os percentis 10%, 20%, 40%, 60%, 80% superiores e total de cientistas. Além da classificação de país, continente e mundo de todas as instituições, a seção “ Tipo de Instituição ” fornece a classificação das universidades separadamente entre Todas as Universidades , Universidades Privadas e Universidades Públicas, além de outras instituições, empresas e hospitais.

O sistema avalia as instituições de acordo com o Índice H Total, Índice H dos últimos 6 anos , Índice i10 total , Índice i10 dos últimos 6 anos , Citações totais e Citações dos últimos 6 anos e analisa os últimos desenvolvimentos da instituição. Melhores universidades da África, Ásia, Europa, América Latina, América do Norte, Oceania 2024. (Com o site do IFCE).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais