Categorias: Artigo

“Receita para o Bem Viver”

Manoel Fonsêca é médico e escritor. Foto: Arquivo Pessoal

“Lute, sempre, por um mundo  fraterno, justo, livre e socialmente igual”, aponta o médico e escritor Manoel Fonseca.

Confira:

Ao acordar se espreguice como um gato, que curva a coluna feito bola, se estica e mexe o corpo todo quando decide lamber–se.

Leia todo dia, antes do café, um poema.

Lembre-se: cantarolar uma canção de Chico, Caetano, Dominguinhos e outros é um bom exercício para as cordas vocais e para estimular o cerebro.

Fazer alguma atividade de jardinagem, em contato com flores, terra, água, relaxa as tensões e permite exercer, prazerosamente, o cuidado com a natureza.

Brinque com seu animal de estimação (cão ou gato), faça carinho em suas orelhas, que eles sentirão prazer e a certeza de que tem um amigo ou amiga de confiança.

Cuide bem dos seus sibitos ou rolinhas, que vivem ou visitam seu quintal,  colocando água com açucar em um bebedouro, alpiste e painço em um comedouro, sempre pendurados em um local alto, para evitar a promiscuidade com seu gatinho.

Tente escrever uma crônica ou uma poesia, para exercitar seu raciocínio lógico, sua criatividade e conectar suas sinapses cerebrais, evitando seu envelhecimento precoce. 

Sempre que possível ou mesmo diariamente, faça uma caminhada de até cinco quilômetros, andando lentamente, em torno de uma lagoa, ouvindo música ou filosofando, sem esquecer de dar bom dia para parceiros/as de caminhada!

Finalmente lute, sempre, por um mundo  fraterno, justo, livre e socialmente igual.

Fazendo assim você será mais feliz, mais saudável e envelhecerá com grande dignidade e lucidez.

 Manoel Fonseca é médico e escritor

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais