Categorias: Esportes

Rede CT – Capacitação e Transformação inscreve para mentoria de OSCs da área esportiva

Hora do apoio ao esporte.. Foto: Divulgação

A Rede Capacitação e Transformação (CT) já está com inscrições abertas para o projeto de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham iniciativas ligadas a projetos esportivos. Com o objetivo de promover a democratização do acesso da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa ofereceu, no ano passado, mentoria gratuita a 322 instituições de todo o país, contemplando 577 agentes sociais esportivos que, juntos, atuam para transformar vidas de 176 mil beneficiários diretos.

*As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de março, no site da Rede CT aqui.

De acordo com a gerente de projeto da Rede CT, Gigi Favacho, em 2025, a organização quer aumentar o número de instituições contempladas pela iniciativa. “Ampliar as formações do CT significa para a gente contribuir com a mudança de perspectivas de vida de pessoas em sua maioria em vulnerabilidade social; democratizar e descentralizar o acesso às leis de incentivo e com isso contribuir também com o desenvolvimento de territórios ainda à margem das políticas públicas de desenvolvimento social”, afirma.

Dentre as OSCs contempladas pela iniciativa no ano passado, apenas 6% conseguem arcar continuamente com os custos fixos e investir pontualmente em ações e projetos. Apesar disso, nada menos do que 68% delas nunca tinham sido contempladas por qualquer benefício fiscal. “Com os projetos elaborados na formação do ano I, somamos mais de R$ 63 milhões de reais que podem ser captados e convertidos em desenvolvimento. Isso representa cerca de 27% do que foi movimentado financeiramente nestas regiões pela Lei de Incentivo ao Esporte nos últimos três anos”, destaca Favacho.

O projeto de capacitação é fruto de parceria entre o Instituto Futebol de Rua, a Nexo Investimento Social e a rede Igapó. Seus principais patrocinadores são o banco Itaú e a B3, a bolsa de valores brasileira.

Critérios de participação

Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). São oferecidas duas vagas por organização e ao menos um dos participantes da OSC deve estar formalmente matriculado em uma instituição de ensino autorizada pelo poder público. O edital está disponível no site capacitacaoetransformacao.org.

O Projeto CT

O Projeto CT – Capacitação e Transformação conta com o apoio do Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais