Rede ecologista internacional promove encontro no Ceará

Feira da Agricultura Familiar do Cocó. Foto: Divulgação

Prossegue, até sábado, o Encontro Internacional de Vivências da Escuela de Agroecología y Género da Rede Terra do Futuro America Latina. Integrantes de organizações da Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, além de unidades federativas do Brasil (Ceará, Brasília e Rio Grande do Sul) já estão na Capital cearense para o evento, com intensa programações de atividades.

Estão no roteiro visitas de intercâmbio a famílias produtoras agroecológicas da Rede EcoCeará no Eusébio (RMF), a indígena da aldeia Kanindé, em Aratuba, e remanescente de quilombo na Serra do Evaristo, no Maciço de Baturité. A programação encerra com rodas de conversas na Feira Agroecológica no Parque do Cocó Adahil Barreto e na Feira da Reforma Agrária do MST, no Centro Frei Humberto, ambas em Fortaleza no sábado pela manhã.

Segundo os organizadores Gabriela Carrier e Mariano Beltran, respectivamente do grupo Pitanga e de Redes Amigos de la Tierra do Uruguai, o objetivo do encontro é promover formação dentro das organizações, que atuam com diversos enfoques, como: ativismo político, autogestão comunitária dos territórios, diversidade indígena, lutas feministas, conservacionismo e manejo florestal, regeneração e adaptação climática, entre outros temas.

“Precisamos capacitar as pessoas que atuam nas entidades do continente para lidar com pautas transversais”, afirma Mariano. “Estamos na expectativa conhecer o trabalho da Cepema nos territórios do Ceará e poder realizar uma grande troca de experiências e conhecimentos de quem está vindo de outros países”, reforça Gabriela.

A Fundação Cepema, com sede em Fortaleza, e que é também cicerone, integra a Rede Terra do Futuro desde sua criação, em 1989. A Rede é sediada na Suécia e apoia projetos que possam incidir em mudanças significativas sócio-ambientais na América Latina e Ásia. A Escola de Agroecologia e Gênero surgiu com a proposta de articular os temas da produção de alimentos orgânicos, preservação planetária e das relações e direitos de igualdade e justiça no campo e nas cidades.

SERVIÇO

*Mais informações: Rafael (85) 99798-8980

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais