A Rede ICC Saúde acaba de adquirir um novo acelerador libear, de úiltima geração, que oferecer terapias mais precisas, seguras e menos agressivas, beneficiando especialmente pacientes com leucemia que, até então, precisavam se deslocar para outros estados para ter acesso a esse tipo de tratamento. A conclusão dostrabalhos de instalação do equipamento ocorrerá até o final deste ano.
Com a chegada da nova tecnologia, mais de 3,27 milhões de pessoas em Fortaleza e no interior do estado terão acesso ampliado a tratamentos de radioterapia de alta complexidade. A capacidade do serviço da Rede ICC Saúde crescerá 18%, passando de 3.700 para 4.344 procedimentos anuais. Somente nos primeiros 14 meses, deverão ser realizados 677 novos tratamentos. Além de atender à demanda da população, a tecnologia possibilita protocolos alinhados aos principais centros oncológicos do mundo, como City of Hope, St. Jude, MD Anderson e Memorial Sloan Kettering.
Reconhecida pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), a Rede ICC é referência nacional na área há quase 80 anos e pioneira na adoção de terapias inovadoras, estudos genéticos preditivos e pesquisa clínica. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), assegura também que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ter acesso gratuito a tratamentos de ponta, incluindo avanços na medicina de precisão e procedimentos inéditos no estado, como a primeira cirurgia robótica no Norte e Nordeste.