Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Redes sociais: Universo sem limites”

Edson Guimarães é especialista em Direito Eleitoral. Foto: Reprodução

Com o título “Redes sociais: Universo sem limites”, eis artigo de Edson Guimaraes, advogado e especialista em Direito Eleitoral. “As redes sociais devem ser reguladas por leis que estabeleçam regras para sua utilização. Os veículos de imprensa são regulados pela lei de imprensa desde os anos 1950, o que não cerceia a liberdade inerente aos veículos de comunicação”, defende o articulista.

Confira:

O mundo da internet ensejou o aparecimento de redes sociais das mais variadas, em que se cultivam não só os relacionamentos interpessoais, mas, também a promoção de atividades econômicas.

Comércio, indústria, bancos e profissionais liberais impulsionam suas vendas, negócios e serviços. A política não poderia ficar de fora desse universo digital.

No entanto, nem sempre as chamadas plataformas são usadas para difundir programas partidários, enaltecer ações e divulgar realizações. Em inúmeras ocasiões, as redes sociais têm servido para publicar notícias falsas, mais das vezes caluniosas, difamatórias, agredindo e denegrindo a honra e a dignidade de cidadãos e cidadãs, fomentando ainda o ódio e trucidando reputações.

Ao Poder Judiciário, cabe apreciar sobre tais situações levadas à sua apreciação, decidindo, muitas vezes, pela retirada das ofensas e outras medidas punitivas. Para o efetivo cumprimento das decisões se faz necessário que as plataformas sejam notificadas.

Há, no entanto, um movimento nitidamente com objetivo de desqualificar as decisões judiciárias em favor de setores políticos. Os que questionam as medidas punitivas alegam haver censura, quando se determina a suspensão de publicações mentirosas, fake news… Mas há uma distância abissal entre o restabelecimento da verdade com o cumprimento dos despachos e sentenças e a censura, que pressupõe fiscalização anterior à publicação, o que fere a liberdade de expressão.

As redes sociais devem ser reguladas por leis que estabeleçam regras para sua utilização. Os veículos de imprensa são regulados pela lei de imprensa desde os anos 1950, o que não cerceia a liberdade inerente aos veículos de comunicação.

Nos últimos dias um cidadão alienígena, bilionário (Elon Musk), resolveu agredir o judiciário brasileiro, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Um desrespeito inadmissível e uma ingerência descabida na justiça brasileira, ferindo a soberania da Nação.

O Judiciário é passível de erros e equívocos. No entanto, seus desacertos devem ser objeto de apreciação por instâncias competentes, cabendo, inclusive, recorrer-se a organismos internacionais, no quais se inclui a Corte Internacional de Haia.

Um indivíduo estranho ao nosso povo não tem o direito de agredir as instituições brasileiras e seus integrantes. A soberania brasileira deverá sempre ser preservada e defendida por nós brasileiros, repudiando intromissões de estrangeiros estranhos à nossa Pátria e que tentam desqualificar o judiciário brasileiro para atender seus interesses empresariais e de alguns que compõem sua curriola.

*Edson Guimaraes,

Advogado e especialista em Direito Eleitoral.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Anatel aprova novo sistema de alertas de emergência

Anatel aprova novo sistema de alertas de emergência

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu “sinal verde técnico” para a implementação de um novo sistema de alertas de emergência. Ele é diferenciado por ser no formato pop up, ficando

“O desaparecimento do povo e as novas caras da democracia”

“O desaparecimento do povo e as novas caras da democracia”

"Das lições distantes do 'direito natural' e do 'contrato social' extraíram-se, com a revolução francesa, conceitos e preceitos que definiam a extensão dos espaços do Estado e da sua força

PRF prende envolvido no 8 de janeiro que tentava fugir para Argentina

PRF prende envolvido no 8 de janeiro que tentava fugir para Argentina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no município de Naviraí (MS), um homem foragido e que, segundo a corporação, participou dos fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando

Quatro feridos em desabamento no Vicente Pinzón

Quatro feridos em desabamento no Vicente Pinzón

Quatro pessoas ficaram feridas em um desabamento de alpendre no segundo andar de uma residência no bairro Vicente Pinzón, no início da tarde deste sábado (25). Entre os feridos estão

Morre Cláudia Veras, esposa do Raimundo dos Queijos

Morre Cláudia Veras, esposa do Raimundo dos Queijos

Morreu na noite dessa sexta-feira (24) a comerciante Cláudia Veras de Araújo, esposa do Raimundo dos Queijos, que possui duas lojas em Fortaleza, sendo o tradicional ponto no Centro. A

“O Clã Alexandrino Enlutado”

“O Clã Alexandrino Enlutado”

"Frei Hermínio nunca abandonou o navio de suas origens. Assim em 1958, na calamidade feroz, da seca, sua família partiu para Goiânia e depois na embrionária Brasília. Frei Hermínio ainda