O escritor, advogado e professor aposentado da UFC, Régis Frota, lança na noite desta terça-feira (20), a partir das 18h30min, no Ideal Clube, os livros “O boteco do Ciço e outros contos” e “Meus cineastas prediletos e suas filmografias”.
Para o jornalista e poeta Barros Alves, membro da Academia Cearense de Letras (ACL), da Academia Cearense de Retórica e da Academia Cearense de Hagiologia, “Régis Frota é um operário da Literatura e das Artes”.
Professor aposentado da UFC, advogado, escritor, cineasta e cinéfilo, Régis Frota idealizou e fundou com alguns estudiosos, pesquisadores e cinéfilos, a Academia Cearense de Cinema, que preside desde a fundação.
“Sua obra bibliográfica é extensa e qualificada, abrangendo vários gêneros. Domina com maestria as letras jurídicas, a ficção em prosa, o ensaio crítico, assomando como um mestre sobretudo quando se trata da Sétima Arte, área em que ele pontifica sem rival”, comentou Barros Alves.
O livro “O boteco do Ciço e outros contos” denota o conteúdo ficcional, “short stories” que se arrimam em vivências do cotidiano.
“Meus cineastas prediletos e suas filmografias” é uma obra biográfica e crítica, uma viagem do aficionado cinéfilo e pesquisador pela vida e produção cinematográfica de personalidades que fizeram a história do cinema desde seus inícios à contemporaneidade. A escolha jungiu-se à admiração e ao afeto do autor pelos biografados.
“Os livros constituem uma agradável leitura como tudo o que escreve Régis Frota, pela firmeza da abordagem e leveza da escritura”, apontou Barros Alves.
(Colaboração do jornalista e poeta Barros Alves)