Esta é para quem adora visitar a Disney ou fazer algumas compri9nhas em Miami, principalmente. O prazo para renovação de vistos para os EUA sem a necessidade de uma entrevista foi reduzido de 48 para 12 meses. Com a chegada de Donald Trump à Casa Branca, estão de volta os critérios que eram válidos antes da pandemia.
Quem estiver com o visto vencido por mais de 12 meses, precisará passar pelo mesmo processo de renovação de quem nunca teve um visto, incluindo a entrevista com um oficial consular. A medida já está em vigor.
A medida havia sido renovada em janeiro de 2024 e era revista anualmente. Assim, o governo Trump optou por não renovar a medida e retornar ao procedimento anterior.
Saiba como tirar o visto americano
Para obter um visto para os EUA, primeiro, o interessado deve preencher o formulário DS-160 online, no site da embaixada dos EUA no Brasil e pagar a taxa de processamento no valor de US$ 185 (aproximadamente R$ 1.085).
Depois, tem que agendar um horário no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para fornecer as informações biométricas. Após essa fase, o agendamento da entrevista poderá ser feito.
O solicitante, durante a entrevista, deverá apresentar alguns documentos, que variam conforme o tipo de visto. Para os turistas que solicitam o visto B1/B2, que é o mais comum, é necessário apresentar passaporte válido por ao menos mais seis meses, foto 5×5, o DS-160 preenchido e o comprovante de pagamento da taxa de processamento.
Outros tipos de visto
Para visto como os de estudo ou trabalho, é necessário apresentar documentos adicionais, que estão disponíveis no site do Departamento de Estado americano.
Além disso, na hora de entrar nos EUA, os agentes de imigração poderão solicitar informações adicionais, como a passagem de volta, comprovantes de hospedagem e até mesmo o conteúdo do celular do viajante.
DETALHE – Brasileiros com passaportes europeus, que atualmente precisam de apenas uma autorização de viagem eletrônica (ETA) para os EUA, provavelmente não enfrentarão alterações significativas nas regras de entrada nos próximos anos.
DETALHE 2 – Em 2018, durante a primeira gestão de Donald Trump, o número de vistos negados a brasileiros atingiu um recorde de 18%. Em seu segundo governo, o republicano tem adotado uma postura ainda mais rigorosa na pauta da imigração.
SERVIÇO
Endereços das embaixadas americanas no Brasil:
Recife: Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949 – Pina, Recife – PE
Brasília: Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul, Brasília – DF
Rio de Janeiro: Lagoa Corporate – R. Humaitá, 275 – Loja A Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
São Paulo: Av. José Maria Whitaker, 370 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Belo Horizonte: Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG
Porto Alegre: Av. Assis Brasil, 1712 – Passo D’Areia, Porto Alegre – RS
(Também com Exame)