Com o título “Revitalizar o Centro é preciso”, eis artigo de Samuel Braga, ex-vereador de Fortaleza e ambientalista. “Várias foram as iniciativas para resgatar o Centro histórico, que não é tarefa apenas da gestão municipal, mas, também, do Governo do Estado, que sempre conta com o apoio da CDL”, expõe o articulista.
Confira:
Com a requalificação da Praça do Ferreira, o Prefeito Evandro Leitão começa dando um passo importantíssimo para a revitalização da área central da cidade.
Na gestão do então prefeito Juraci Magalhães, ano de 1991, a Praça do Ferreira havia passado por uma grande reforma. De igual modo, temos notícias na imprensa de que na gestão Roberto Claudio, a Praça passou por requalificação que incluiu a recuperação de áreas verdes e a revitalização do espaço.
Não obstante as ações já previstas de um planejamento estratégico da atual gestão para revitalizar o Centro, será imprescindível a implementação de outras medidas, que aqui nesse escrito deixo algumas sugestões:
1.Redução nos valores do IPTU para imóveis residenciais na recuperação das fachadas de valor histórico;
2. Desapropriação de alguns prédios históricos, ocupando-os com órgão da administração municipal muitos dos quais se encontram hoje em áreas periféricas ou na aldeota;
3. Implantação, de dois mini-terminais, um na Avenida Duque de Caxias e outro na Avenida Imperador, para o transporte de linhas de ônibus alternativas, em parceria com a COOPERVANS;
4. Desapropriação de alguns terrenos hoje ocupadas por estacionamentos “currais”, implantando nesses locais as Galerias Culturais, para abrigar parte do comercio ambulante, retirando-o das calçadas.
Várias foram as iniciativas para resgatar o Centro histórico, que não é tarefa apenas da gestão municipal, mas, também, do Governo do Estado, que sempre conta com o apoio da CDL.
Como se reporta o saudoso escritor Marciano Lopes, em seu livro “Royal Briar, Fortaleza dos anos 40” (2ª. edição, 2012)… “A Praça do Ferreira era, no centro da cidade, o seu coração
pulsante, o ponto nevrálgico, o polo das decisões políticas e das partidas de futebol”.
Aliás, continua sendo.
*Samuel Braga
Ambientalista e ex-vereador de Fortaleza.
Ver comentários (1)
Concordo, sugestões importantes e interessantes