Ricardo Guilherme assume dia 15 de abril cadeira na Academia Cearense de Letras

Ricado Guilherme é professor aposentado da UFC. Foto: Divulgação

O ator, diretor, dramaturgo e professor Ricardo Guilherme vai tomar posse como membro da Academia Cearense de Letras – cadeira 33, que tem como patrono Rodolfo Teófilo, no próximo dia 15.

A sessão solene ocorrerá no próximo dia 15, a partir das 18 horas, no Palácio da Luz, sob comando do presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante.

Ricardo Guilherme é uma figura destacada no cenário cultural do Ceará. É também pesquisador teatral, reconhecido por sua vasta contribuição ao teatro e às artes no Estado. Tem um papel importante na formação de novas gerações de artistas, através de seu envolvimento com instituições culturais e educacionais.

Mais sobre Ricardo

Ricardo Guilherme tem mais de 50 anos de atuação no teatro e já percorreu o País e vários países com sua arte. Também tem prêmios como o concedido em 1987 pela Unesco. Historiador, com livros sobre a história do teatro cearense, foi premiado pelo Ministério da Cultura nos anos 1970, por seu trabalho de pesquisador.

Contista, cronista, poeta, é ainda jornalista, com reportagens premiadas pela Fundação Nacional de Artes Cênicas. Foi um dos fundadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, com experiência de ensino em diversas universidades da Europa, da África, da América Central e da América do Norte.

Ricardo ainda representou o Brasil em inúmeros festivais mundiais de teatro e congressos internacionais de encenação e dramaturgia. Especialista em Comunicação Social e em Arte-Educação, fundou o Grupo Pesquisa (1978) e integrou a equipe fundadora da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária FM.

Também é diretor do Centro de Pesquisa em Teatro e formulador da teoria e do método Teatro Radical (1988), objeto de pesquisa de alguns trabalhos acadêmicos e instrumental de referência do Grupo Pesquisa e das Companhias Pan e Pessoas de Teatro que fundaram a Associação de Teatro Radicais Livres (1998). Ele ainda é apresentador do Programa Diálogo, da TV Ceará.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais