Categorias: Ceará

Rodoviários intermunicipais e interestaduais iniciam greve nesta quarta-feira

Rodoviários intermunicipais e interestaduais iniciam greve nesta quarta-feira (24) no Ceará, após o encerramento das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre trabalhadores e empresários do setor. A mobilização terá concentração nas primeiras horas da manhã em frente à Empresa Guanabara, localizada na Rodovia BR-116, nº 700, Km 04, em Fortaleza.

A paralisação poderá afetar parcialmente a operação do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual na Capital e em diversas regiões do estado, incluindo o Cariri e o Norte do Ceará. O movimento foi aprovado pela categoria após a rejeição da proposta patronal apresentada durante as rodadas de negociação.

Nos últimos meses, trabalhadores e representantes das empresas participaram de diversas mesas de negociação, reuniões técnicas e tratativas complementares na tentativa de construir uma solução consensual para a campanha salarial. Durante as discussões, o setor patronal apresentou inicialmente uma proposta de reajuste salarial de apenas 0,19%, posteriormente elevada para 0,89%. O percentual, no entanto, foi considerado insuficiente pelos trabalhadores diante das perdas acumuladas e das reivindicações da categoria. Após a última proposta, as empresas encerraram as negociações sem avanços.

“A decisão pela greve foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, quando os trabalhadores deliberaram, por maioria, pela rejeição da proposta patronal e deflagração do movimento grevista”, disse Jederson Vidal, presidente do Sinteti.

Outor lado

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti) afirma que permanece aberto ao diálogo e à mediação, defendendo a retomada das negociações em busca de uma proposta que contemple as reivindicações da categoria e permita a construção de um acordo entre as partes.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais