Categorias: Política

Roseno sugere que, pelo menos, uma escola de Ensino Médio funcione à noite em cada município

Renato Roseno é deputado estadual pelo Psol. Foto; ALCE

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o deputado estadual Renato Roseno (Psol) apresentou projeto de lei 684/2024, que garante a oferta de Ensino Médio regular no período noturno em cada município cearense. A proposta é inspirada em uma emenda do deputado federal Idilvar Alencar (PDT), vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, aprovada durante o processo de reformulação do Novo Ensino Médio.

A proposta do deputado do Psol não cria propriamente um comando normativo inédito, mas sim específica e adéqua na legislação local o que já é previsto e exigível na atual legislação.

“Se o estudante for obrigado entre optar pela escola ou pelo trabalho, pelo estágio ou pela escola, vai optar pelo trabalho, pelo estágio”, comentou Roseno, ao apontar a realidade de milhares de estudantes cearenses em trabalhar ou estagiar para aumentar a renda familiar mensal.

No Ceará, 237 mil jovens, entre 15 e 29 anos, estudavam e trabalhavam em 2022, conforme o IBGE.

“Isso pode causar um efeito negativo, que vai se dar pelo aumento dos índices de evasão e abandono escolar”, disse o parlamentar.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais