Ruth Cavalcante, primeira cearense presa pela ditadura, ganha título de Doutor Honoris Causa

Pedagoga Ruth Cavalcante ganha reconhecimento. Foto: Arquivo

A professora aposentada e pedagaga Ruth Cavalcante será agraciada nesta quarta-ferira, às 19 horas, durante solenidade no auditório da reitoria da UFC, com o título de Doutor Honoris Causa. Ela foi a primeira cearense presa durante a ditadura militar de 64.

Ruth foi líder de movimentos estudantis e sociais, educadora, militante, hoje mãe de três e avó. Foi a primeira mulher na diretoria do DCE. Também foi a única, no Congresso de Ibiúna, em 1968, que teve prisão preventiva. Ainda foi a primeira do gênero a ser presa no Hospital Militar – nem prisão feminina existia para preso político.

Foi do hospital, que ela protagonizou uma das fugas mais faladas da história recente. Fez que era a irmã, ludibriando soldados de um quartel todo. Ruth foi exilada, viveu no Chile e na Alemanha. Comanda o Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), que oferece cursos de educação e saúde norteados pela educação biocêntrica. Atua também com a proposta de Paulo Freire, quando cuida da alfabetização de adultos.

*Mais sobre Ruth Cavalcante aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • Estão brincando de oferecer títulos para pessoas que nem conhecemos.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais