“S.O.S. Parque Adahil Barreto” – Por Adahil Barreto

Adahil Barreto é ex-deputado estadual. Foto: Reprodução

“Por que essa falta de iniciativa do poder público para manter adequadamente o local e não investir em melhorias para a população usufruir?”, aponta o advogado Adahil Barreto

Confira:

O Parque Linear Adahil Barreto, integrante da área do Parque Estadual do Cocó, foi revitalizado em 2018 após anos de abandono. Na época, o governo do estado e Prefeitura de Fortaleza se juntaram e fizeram um bom trabalho na recuperação desse importante espaço público, que conta com muita área verde e uma paisagem exuberante, em um local de fácil acesso no coração de Fortaleza e às margens do Rio Cocó. Casamentos, eventos artísticos e culturais públicos e privados, feira de produtos orgânicos etc., são anualmente ali realizados. Pessoas de todas as idades encontram diariamente naquele refúgio ecológico urbano um tempinho para respirar ar puro, fazer exercícios, caminhar com seus animais e aliviar o stress do dia a dia.

O nome do parque é em homenagem ao meu tio ex-deputado federal Adahil Barreto Cavalcante, cassado injustamente no primeiro ato institucional da ditadura militar de 64. Com muita honra carrego emprestado o seu nome. Meu tio e minha tia não tiveram filhos.

Dito isso, o fiz, para afastar de logo, qualquer arguição maliciosa de terceiros de tentar vincular esse artigo à promoção do meu nome. Como cidadão de Fortaleza, venho pedir as autoridades competentes desta capital e do estado que não deixem de cuidar desse importante pedacinho da natureza “ainda” relativamente preservado. Hoje, com muita tristeza vejo muito mato, lixo (pedaços de pneus no meio-fio) e entulhos tomando conta das calçadas e canteiros centrais do perímetro de acesso ao parque. O calçamento em pedra tosca das vias – que não se usa mais – está muito esburacado, de fazer vergonha a quem por ali transita. A iluminação interna e externa precisa de uma repaginada. A preservação da área verde está paulatinamente em declínio. As placas de identificação visual das duas entradas na área cercada estão completamente desbotadas e ilegíveis.

Diante disso, a pergunta que me faço e, certamente, é a mesma que fazem aqueles que costumam visitar o parque é a seguinte: Por que essa falta de iniciativa do poder público para manter adequadamente o local e não investir em melhorias para a população usufruir? Posso intuir apenas que falta de dinheiro não é, pois essas intervenções representariam uma ninharia nos orçamentos estadual e municipal. Seria então má Gestão ?? Humm, talvez! Ou má vontade de alguns que estão em cargos públicos estratégicos ?? Não posso afirmar com certeza, mas posso dizer que o parque está precisando ser acudido imediatamente. Por isso, deixo aqui o meu apelo ao zeloso governador Elmano de Freitas e ao recém-eleito prefeito Evandro Leitão para continuarem a parceria tão necessária para a sua preservação. Em tempo: A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-CE) tinha ou ainda tem uma unidade administrativa dentro da área do parque. A sua sede fica a poucos metros deste, na avenida Pontes Vieira.

Adahil Barreto é ex-deputado estadual e “advogado público aposentado”

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias