Categorias: História

Saga da Família Bessa é contada em dois livros

Nelso Bessa é um dos autores dos livros. Foto: Divulgação

O livro “Memorial dos Seis Séculos da Família Bessa”, de autoria do economista Nelson Bessa Maia e Maria Inês de Bessa Lins, já pode ser adquirido por interessados na história e trajetória de uma das famílias mais influentes do Pais. A obra trata dos Bessa do Norte e Nordeste do Brasil. Foi lançada em dois volumes. São dois tomos e quase1.300 páginas.

O sobrenome Bessa tão presente no Ceará, no Nordeste e noutras partes do Brasil deriva do apelido castelhano “Baeza” transmitido a Portugal pelo basco Juan Allonso que teria se passado àquele Reino no final do terceiro quartel do século XIV, no reinado de Dom Fernando (1367-1383). Nos séculos XVII e XVIII alguns dos membros da família Bessa portugueses procuraram melhores oportunidades na emigração para o Nordeste da então América portuguesa (o Brasil-Colônia), onde deram início a uma nova etapa evolutiva no desenvolvimento dessa valorosa família nas terras do Brasil.

As informações genealógicas atualizadas até o momento apresentam os diversos ramos Bessa distribuídos pelos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que constituem as áreas de maior concentração de famílias com esse sobrenome nas duas macrorregiões e onde as pessoas retêm um claro senso de pertença e identidade.

Esta obra vincula os Bessa aos judeus sefarditas portugueses e agrega aos Bessa de Alto Santo e Beberibe ramos cearenses até então pouco explorados, como os Bessa de Redenção e Acarape, de Maranguape, de Quixadá e a numerosa família Mont’Alverne, oriunda do município de Sobral, que deriva pelo lado materno dos Bessa, parentes próximos dos Bessa do município de São Benedito.

(Com Gazeta Litorânea)

SERVIÇO

*Preço dos tomos juntos é R$ 180,00. A Entrega do livro em Fortaleza, pessoalmente ou pelos Correios, terá início no dia 22 de novembro.

*Para quem precisar de remessa postal deve ser acrescido R$ 35,00 por exemplar (os dois tomos juntos), conforme taxa média calculada pelos Correios.

*Mais informações pelo Whatsapp: 6199233639

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais