Nesta manhã de sexta-feira, no Palácio da Abolição, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), anunciou a liberação de recursos para que a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza possa abrir 100 leitos até agosto e mais 174 leitos até o final do ano. Ele prometeu aporte anual de R$ 84 milhões para esse hospital filantrópico.
A medida promete desafogar a Santa Casa, que vive eterna crise financeira, e ainda deve ajudar a aliviar a situação de atendimentos na Capital. O anúncio foi feito por Padilha na presença do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e outras autoridades.
Interior
O pacote de recursos anunciado pelo ministro, da ordem de R$ 362 milhões, servirá ainda para aumentar o atendimento e cirurgias nos hospitais Frotinhas e Gonzaguinhas.
Ainda há recursos para a construção de unidades hospitalares em Itapipoca, Crateús, Sobral e Acaraú.
Unificação
O ministro Alexandre Padilha anunciou tambem a unificação da Central de Regulação de Leitos entre as redes de atendimento da Prefeitura de Fortaleza (primário e secundário) e do Governo do Ceará (secundário e terciário). Isso deve evitar estrangulamentos nessa oferta.