São Gonçalo do Amarante (Regiao Metropolitana de Fortleza) foi o único município do Ceará e um dos seis em todo o Brasil a ser selecionado pelo Ministério da Saúde para a implementação de uma Farmácia Viva. O município foi contemplado com um aporte financeiro de R$ 957.952,97, uma quantia específica que será investida na estruturação do equipamento.
Este projeto é parte integrante do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), que se destina a ampliar o acesso da população a medicamentos derivados diretamente de plantas medicinais ou de seus derivados. Os fitoterápicos, provenientes deste programa, têm uma função importante no tratamento de diversas condições de saúde. Seu foco principal reside na Atenção Primária, onde promovem saúde e benefícios significativamente para a assistência integral à saúde da população gonçalense.
Segundo o prefeito Marcelo Teles, esta conquista representa um marco para a saúde pública da região, pois visa promover um acesso ampliado e qualificado aos fitoterápicos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). ”Essa iniciativa de Farmácia Viva é mais do que apenas um investimento em medicamentos. É, acima de tudo, um investimento na saúde e bem-estar do povo gonçalense, reafirmando o nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e naturais para a população. Aproveito também para parabenizar o farmacêutico Dr. José Marcos Sousa Rodrigues Filho pela elaboração desse grande projeto que vai beneficiar e muito a vida de todos os cidadãos gonçalenses”, destacou o gestor.