Categorias: Política

São Gonçalo do Amarante investe em programas para as mulheres

Programas pró-mulheres ganharam força na atual gestão. Foto: Divulgação

A inauguração da Maternidade Municipal Maria do Socorro de Castro e a entrega da Casa da Mulher Gonçalense Renata Herculano na semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, mostram o quanto a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante busca fortalecer a rede de atenção e cuidados com as mulheres residentes nesse município da Região Metropolitana de Fortaleza.

O prefeito Marcelo Ferreira Teles,o Professor Marcelão, informa que tem ampliado o número de equipamentos, políticas e projetos destinados a garantir e promover o direito das mulheres. Um exemplo disso é o Programa de Atenção à Mulher (PAM) que, nos últimos três anos, já atendeu mais de 10 mil mulheres oferecendo serviços de assistência social e de saúde de forma itinerante em todos os distritos da cidade.

No plano da promoção de independência econômica das mulheres, o gestor criou os projetos Flor do Campo e o Programa Pronto para Trabalhar, que oferecem várias oportunidades para mulheres se qualificarem através de cursos e trabalharem por meio do empreendedorismo.

Com o projeto Flor do Campo, segundo o prefeito, mais de cinco mil mulheres como agricultoras, artesãs, comerciantes, extrativistas, fazedoras de cultura, marisqueiras, pecuaristas, pescadoras, produtoras de alimentos, rezadeiras, entre outras, já foram beneficiadas.

A prefeitura disponibiliza ainda os projetos Vida Ativa e Vida Saudável, e os Centros de Convivência que oferecem atividades que promovem o bem-estar e qualidade de vida, através de momentos de lazer e descontração.

Para as mulheres que querem continuar os estudos ou desejam aprender a ler e escrever, basta procurar o EJA Mulher. Na ação, 180 mulheres concluíram os estudos em 2023 e outras 53 estão em processo de formação.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais