“Nos últimos três anos, revitalizamos e ampliamos cerca de 20 creches e escolas; sancionamos o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Magistério; concedemos auxílios alimentação, tecnologia e transporte para os professores; ajustamos o salário dos professores em quase 53%; entregamos aos 13 mil alunos: tablets, fardamento e kit escolar; adquirimos 10 novos ônibus; criamos o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Municipal) e a mais recente novidade é o Programa Olhar São Gonçalo, que está realizando exames oftalmológicos nos mais de 13 mil alunos, com a oferta de óculos gratuitos, em caso de necessidade”.
A declaração é do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, o Professor Marcelão, ao comemorar a conquista de 16 escolas do município da Região Metropolitana de Fortaleza, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2023.
Outra conquista é o Nível 5 na escala nacional de crianças alfabetizadas, quando São Gonçalo atingiu o ponto máximo, diante do índice de 82,5% das crianças alfabetizadas, quando a meta do ano passado foi 56%. A meta do Brasil até 2030 é ter 80% das crianças alfabetizadas.