O São João de Maracanaú, celebrado como o Maior do Planeta, tendo completado 20 anos, bateu recordes na edição de 2025, que aconteceu de 6 a 29 de junho último, no Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo. O público total superou 2,7 milhões de espectadores, nova marca histórica, acima dos 2,5 milhões de pessoas de 2024.
O evento não se resumiu apenas a uma grande manifestação cultural, mas, também, um verdadeiro propulsor econômico para a cidade e o Estado, garante a organização.
Além do impacto financeiro direto, o São João de Maracanaú também foi importante gerador de emprego e renda, contabilizando mais de 4.500 empregos diretos e indiretos. Oportunidades que abrangeram desde a montagem da estrutura, segurança, alimentação, até a produção cultural, beneficiando também aproximadamente 1.500 empreendedores selecionados por meio de editais públicos para atuação como barraqueiros e ambulantes (e pessoal de apoio).
Turismo também comemora
A ocupação hoteleira média em Maracanaú e cidades vizinhas ficou acima de 90%.
Restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais têm experimentado um aumento significativo no fluxo de clientes, em virtude do evento.
Fomento à Cultura
Com cerca de 300 atrações culturais e 250 quadrilhas juninas, distribuídas em sete festivais, o São João de Maracanaú também fomentou a cultura local, promovendo o envolvimento de artistas e grupos culturais do Ceará e de todo o Nordeste. Essa diversidade cultural impulsiona não apenas o turismo cultural, mas também a economia criativa da região.
Números do São João de Maracanaú 2025
2,7 milhões de espectadores na edição de 2025 (novo recorde de público)
4.500 empregos diretos e indiretos, sendo 1500 empreendedores selecionados por meio de editais.
Aquecimento da economia estimulando várias cadeias produtivas, como turismo, estética, vestuário e alimentação.
R$ 100 milhões movimentados na economia local
300 atrações culturais no palco e nos espaços da Cidade Cenográfica.
250 quadrilhas juninas, distribuídas em 7 festivais.