O vereador Léo Couto (PSB) questionou nesta quinta-feira (21), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza, o condicionamento da candidatura à reeleição do prefeito Sarto ao empréstimo de US$ 150 milhões, junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
“Alô, Justiça Eleitoral! O prefeito está condicionando sua candidatura ao empréstimo de US$ 150 milhões? Esses recursos foram aprovados para faturas políticas e projetos da Prefeitura”, apontou o parlamentar.
O prefeito de Fortaleza comemorou a aprovação da primeira das quatro etapas para a liberação do empréstimo, após parecer da Comissão de Financiamentos Externos (Confiex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O processo ainda terá que ser apreciado e aprovado pelo Tesouro Nacional, depois pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e, por último, pelo Senado.
O Blogdoeliomar apurou que o tempo médio desde a formulação do pedido de empréstimo a uma instituição internacional até a conclusão dos quatro processos no Brasil é de cerca de dois anos e seis meses.
É possível que o prefeito Sarto encerre seu mandato, em dezembro deste ano, e o processo ainda não esteja concluído.
Mesmo assim, Léo Couto defendeu a necessidade de um debate aberto e honesto sobre as implicações do empréstimo em andamento.