Categorias: Política

Sarto tenta mostrar descaso às críticas de Leitão e usa expressão equivocada

Sarto é prefeito de Fortaleza. Foto: Reprodução

Após cometer o equívoco de classificar Fortaleza de “rebelde”, quando o eleitorado votaria em partido diferente ao Governo do Estado, o prefeito Sarto (PDT) também se equivocou neste sábado (20), ao tentar mostrar descaso às críticas de Evandro Leitão (PT), que por meio das redes sociais chamou a atual gestão da capital cearense de “ruim”, diante de “muito discurso e pouco trabalho”.

Ao tentar mostrar superioridade – ou soberba – sobre o ex-aliado, Sarto mandou Evando olhar se ele (prefeito) estaria na equina, ao publicar #vaiverseeutonaesquinaleitao.

Antes, o prefeito tivesse usado o bom “cearensês” aí dentu

Na verdade, a expressão “vai ver se eu estou na equina” remota dos anos 1950 e veio do teatro, quando uma atriz representava uma prostituta, mas ousou bastante no figurino, principalmente para a época. Ao passar a ser vaiada pelas senhoras de alta classe social e maridos conservadores, a atriz tentou se defender ao sugerir que a procurassem na esquina, local onde as prostitutas costumavam ficar.

“Não sou meretriz. Se tem dúvida, vá ver se estou na esquina, onde elas ficam”, essa seria a frase original, que com o passar do tempo ganhou proporção de descaso para com os críticos, por meio de expressões “vá ver se estou na esquina” e “vê se eu tô na esquina”, até a versão atual do “influencer” Sarto “#vaiverseeutonaesquinaleitao”.

Assim como se equivocou na expressão, Sarto também esqueceu por muitos mandatos a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará coincidiram na mesma legenda partidária, desde o governador emedebista Tasso Jereissati e o prefeito emedebista Ciro Gomes, em 1989.

Em versões mais recentes, o PSB contava com o governador Cid Gomes e o prefeito Roberto Cláudio, em 2012. Dez anos depois, o próprio Sarto, já como prefeito de Fortaleza apostou que o PDT também poderia fazer o governador, por meio da então candidatura Roberto Cláudio, quando o partido já detinha a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza.

E aqui cabe uma última expressão: eu digo é valha…

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais