Com um público de mais de 400 pessoas, o Sebrae/CE realizou na semana passada, em Aracati, no Litoral leste do Ceará, a 150 quilômetros de Fortaleza, o I Seminário Itinerante Vende Mais Varejo. O evento teve à frente o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Aves, e o superintendente da instituição, Joaquim Cartaxo.
Os resultados do Programa “Vende Mais Varejo” também foram avaliados nos municípios de Cascavel, Pindoretama, Icapuí e Beberibe.
Os encontros buscam modernizar o comércio dos municípios cearenses, por meio de conhecimentos sobre Marketing, vendas, transformação digital e inovação.
O Sebrae/CE também promoveu o I Encontro de Lideranças e Empresários do Varejo, quando os empreendedores locais apontaram as dificuldades na obtenção de crédito bancário, diante da burocracia no financiamento dos pequenos negócios.
Cid Alves explicou que a dificuldade de crédito é um problema antigo e, como gestor de empresa na área varejista, sugeriu que os empreendedores procurassem alternativas ao dinheiro dos bancos.
“O meu conselho é que vocês prestem um serviço melhor com um preço melhor”, comentou.
Joaquim Cartaxo destacou que o Sebrae/CE desenvolveu uma “Trilha de crédito”, que facilita “um pouco”, o acesso a recursos financeiros.
“Mas esse é um problema difícil mesmo. O próprio Cid Alves, como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, tem buscado solução nas reuniões, já que os Banco do Brasil, do Nordeste e a Caixa têm assento no Conselho”, informou.