O Sebrae do Ceará reinaugurou na noite desta segunda-feira (20), na Praia de Iracema, a sua sede na Avenida Monsenhor Tabosa, que passou a se chamar Edifício Airton Gonçalves Júnior, em homenagem ao ex-diretor de Administração e Finanças da instituição e um dos idealizadores e entusiastas da implantação de ações de sustentabilidade na edificação.
A solenidade marcou ainda a comemoração da segunda conquista da mais alta faixa de pontuação da certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, concedida a construções que cumprem requisitos mundialmente reconhecidos de Sustentabilidade e que está presente em mais de 160 países. O prédio do Sebrae/CE é hoje o único do Norte e Nordeste e um dos 10 do país a terem conquistado a certificação LEED Platinum na categoria de “Edifícios Existentes”.
A sede do Sebrae em Fortaleza alcançou a faixa de pontuação Platinum, a maior possível, na categoria O+M, que diz respeito à Operação e Manutenção de edifícios existentes. Essa conquista destaca o Edifício como um caso de sucesso internacional de sustentabilidade e reforça a liderança da instituição na transformação das práticas de construção sustentável, considerando critérios como Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Localização e Transporte, Qualidade do Ambiente Interno, entre outras.
Homenagem
Airton Gonçalves Júnior, que agora dá nome ao edifício do Sebrae/CE, faleceu em fevereiro deste ano. Ele foi um dos líderes do processo de transformação do prédio em um edifício sustentável, que resultou nas conquistas das certificações LEED Silver, em 2016, e Platinum, em 2019 e em 2023.
O ex-diretor de Administração e Finanças foi funcionário de carreira da instituição por cerca de 40 anos, onde começou como estagiário. Sua trajetória profissional foi marcada principalmente pela dedicação em tornar o Sebrae/CE uma instituição de excelência no fomento ao empreendedorismo e no apoio aos pequenos negócios e referência em sustentabilidade, inovação e gestão.
LEED
O Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), com intuito de promover e estimular práticas de construções sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde.