Com o título “SEBRAE TECH Sucesso”, eis artigo de Mauro Oliveira, PhD em Informática (Sorbonne University), mestre em Enga Elétrica (PUC-Rio e ex-secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. “O SEBRAE reacendeu nossa esperança de construir um verdadeiro diferencial em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ceará: uma Fortaleza capital da Inteligência Artificial, não apenas o “quintal dos datacenters” a serviço das big techs; um território criador de soluções, no lugar de um povo colonizado e apenas consumidor de tecnologias alheias”, expõe o articulista.
(Dedicado a Herbart, Alci e Cartaxo. O trio nordestino da inovação)
Confira:
“Luz, câmera, ação!”
Parecia um filme; foi lindo demais … e não foi uma simples “Apresentação Apresentativa”, como diria o inesquecível Coronel Ludugero. Foi um espetáculo de energia, talento e cearensidade viva, desses que às vezes nos falta no Ceará … e como faz falta!
A ousadia do trio Herbart, Alci e Cartaxo, esse SEBRAE que já é de todos nós, nos fez pensar grande. Por três dias, acreditamos que somos ou poderemos ser do tamanho deste maravilhoso combo de tecnologia inovativa “Siará Tech Summit + Feira do Empreendedor”.
Afinal, o evento foi mais do que o que se viu. Mostrou a capacidade inovadora e empreendedora de um Ceará que ainda não se conhece, que não se valoriza como deveria e que, por vezes, pensa pequeno talvez porque tenha esquecido, “por falta de prática”, que somos bons pra caramba!
O SEBRAE reacendeu nossa esperança de construir um verdadeiro diferencial em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ceará: uma Fortaleza capital da Inteligência Artificial, não apenas o “quintal dos datacenters” a serviço das big techs; um território criador de soluções, no lugar de um povo colonizado e apenas consumidor de tecnologias alheias.
Um Ceará de cidadãos digitalmente letrados, capazes de compreender os desafios e oportunidades do novo bê-a-bá digital, e de negociar seus próprios interesses econômicos, sociais e ambientais com autonomia, ética e inteligência … no “novo que sempre vem” (né, Bel?).
Um Ceará que pensa, desenvolve e exporta inteligência digital, gerando renda e qualidade de vida para o seu povo e não exportando, a preço de dor e descaso, a inteligência humana formada com tanto esforço, suor e dinheiro público de quem rala, no “pão de cada dia”.
Foi um momento raro. O SEBRAE virou Estado Cearense!
Transcendeu-se como instituição pública e assumiu, por alguns dias, os papéis que deveriam ser exercidos com constância, entusiasmo e transparência pelas nossas lideranças e governantes. Mostrou, na prática, que é possível unir visão, gestão e propósito, quando o sonho coletivo vence a burocracia e o medo de ousar.
Saudemos, pois, os Três Cavalheiros do Futurismo Digital, personas VIPs da Sala de Justiça do Centro de Eventos do Ceará neste FDS:
• Herbart Melo, com sua nova cabeleira de Durango Kid, surfou pelo evento resolvendo o que precisava e reclamando da falta de novos problemas, tamanha a organização impecável do espetáculo.
• Alci Porto, feito um Aladim da lâmpada empreendedora, explicava aos terráqueos sulistas a loucura genial de unir dois eventos, costurando-os física, estética, lógica e conceitualmente, com a energia de quem “não sabendo que é impossível, vai lá e faz”.
• Joaquim Cartaxo, com sua barba didática (que às vezes deixa em casa… rsrs), espalhava sorrisos largos diante do SEBRAE TECH SUCESSO, símbolo de um novo tempo. Sua inteligência política e gerência serena se faziam sentir em cada detalhe nesse evento que nos presenteou … a todos nós que ainda somos jovens… como ele. Essa é a vantagem de se ter intelectuais no topo que planejam com o coração, executam com o cérebro e conduzem com a leveza de quem acredita que o futuro também se constrói com afeto.
Precisamos de mais políticas públicas que nos façam acreditar em nós mesmos e que digam aos nossos jovens, em alto e bom som, que somos bons pra caramba!
PARABENS ao *hardware, software e peopleware* desta máquina SEBRAE Ceará!
… que tempera o nosso futuro com competência, coragem … e sotaque!
*Mauro Oliveira
PhD em Informática (Sorbonne University), mestre em Enga Elétrica (PUC-Rio) e ex-secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.