A Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com a Mercúrio Produções, lançará nesta quinta-feira, às 19 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, o projeto Ceará Sem Fronteiras. A iniciativa abre inscrições para editais voltados a intercâmbios formativos e à publicação de livros. Os interessados podem se inscrever por meio do Mapa Cultural do Ceará e do site Editais da Secult.
O lançamento contará com a aula magna “Resistência e Criação de Imaginários Críticos na Indústria Cultural” ministrada pela filósofa, escritora e artista visual Márcia Tiburi, convidada especial que propõe um olhar crítico sobre a indústria cultural e o papel da imaginação como força de resistência. na ocasião, haverá a divulgação de um calendário de lançamentos de 20 livros de pesquisadores cearenses, integrando a coleção “Territórios de Criação”.
Três editais
Por meio do Ceará Sem Fronteiras serão lançados três editais: dois de bolsas de intercâmbio formativo – com o total de 40 bolsas, sendo 20 para destinos no Brasil e 20 para o exterior – e um edital de publicação de livros, que selecionará até 10 obras inéditas em formato impresso e e-book sobre artes, cultura, acervos e memórias cearenses. Nesta noite de lançamento, dois dos editais já estarão abertos, com inscrições gratuitas pelo Mapa Cultural do Ceará: mapacultural.secult.ce.gov.br.
Além da aula magna de Marcia Tiburi, haverá o lançamento da Coleção Territórios de Criação. Será apresentado o calendário de lançamento de 20 livros de pesquisadores(as) cearenses e residentes no estado, que investigam as artes e culturas locais em suas múltiplas expressões. As publicações serão lançadas entre 11 de setembro e 13 de novembro, sempre às 19h, na Arena Dragão, reafirmando o compromisso do projeto com a difusão de conhecimento e a valorização das práticas culturais.
Ampliar ideias e pesquisas
“O Ceará ganha mais uma oportunidade de valorizar sua produção cultural e ampliar a circulação de ideias e conhecimentos de nossos pesquisadores e artistas. O projeto Ceará Sem Fronteiras reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a formação, a mobilidade e a difusão da cultura em nosso estado. Acreditamos que o acesso a intercâmbios formativos e a publicações é fundamental para fortalecer a criatividade e a memória cultural cearense”, destaca a titular da Secfult-CE, Luisa Cela.
“Executado durante o ano de 2024, também pela Mercúrio Produções e Secult Ceará, o Territórios de Criação proporcionou a seleção e publicação de 20 pesquisas inéditas, entre teses e dissertações, que exploram a diversidade das artes e culturas do Ceará. Por meio dos Intercâmbios Formativos, 34 profissionais da cultura – entre artistas, técnicos, gestores e produtores – foram selecionados para formações em 10 estados brasileiros e 10 países. Ao todo, o programa investiu R$ 1,2 milhão em ações formativas e publicações no campo da cultura”, pontua Nádia Sousa, gestora da Mercurio Produções.
Sobre Marcia Tiburi
A filósofa e escritora Marcia Tiburi, 54, é doutora em Filosofia pela UFRGS, com pós-doutorado em Artes Plásticas pela Unicamp, e lecionou em universidades no Brasil e no exterior, incluindo Paris 8. Autora de ensaios como Olho de Vidro e Complexo de Vira-Lata e de romances como Uma fuga perfeita é sem volta, transita entre a academia, a literatura e a mídia. Foi apresentadora no Canal Futura, participou do Saia Justa (GNT) e desenvolveu projetos culturais como Filosofia do Rock e Filosofia da MPB. Atualmente, é colunista da Revista Cult e do projeto Brasil fora da Caverna.
SERVIÇO
*Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza.