Secult/CE disponibiliza o terceiro Edital Escolas Livres da Cultura

Luisa Cela é a titular da Secult-Ceará. Foto: Divulgação

A Secretaria da Cultura do Estado já disponibilizou o terceiro edital Escolas Livres da Cultura, como parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O edital ficará disponível para conhecimento público até o dia 19 de dezembro, no Mapa Cultural do Ceará. Nesse período, os interessados podem acessar todas as informações como categorias, valores, objetivos, contrapartidas, execução, entre outras. As inscrições poderão ser feitas de 20 de dezembro deste ano a 20 de janeiro de 2025, também pelo Mapa Cultural do Ceará.

O Terceiro Edital Escolas Livres da Cultura, que integra o Programa Escolas da Cultura, tem como objetivo promover as políticas de Conhecimento, Formação, Livro e Leitura no Ceará. Também busca incentivar a participação da diversidade artística e cultural no acesso a recursos públicos, assegurando o exercício dos direitos culturais e reduzindo desigualdades socioeconômicas e culturais nas diversas regiões do Estado. Pretende ainda criar um ambiente propício ao pensamento, memória, formação, criação, experimentação, produção e fruição cultural. Além disso, visa descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos, reconhecendo e valorizando a diversidade, pluralidade e singularidade das produções culturais e artísticas.

Recursos

Serão disponibilizados mais R$ 14 milhões, ao longo de três anos, para apoiar financeiramente 40 projetos, ações ou programas voltados à formação em arte e cultura. As propostas poderão ser apresentadas por organizações da sociedade civil com pelo menos 2 anos de existência e experiência no campo cultural, localizadas no Estado do Ceará, com relevância na realização e elaboração de processos formativos, conhecimento, produção artística, cidadania cultural e inclusão social.

“Trata-se de uma ferramenta fundamental para os fazedores de cultura do Ceará, pois promove o acesso à educação e ao conhecimento, pilares essenciais para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social. Ao estimular ações de formação artística e cultural, estamos ampliando as oportunidades para os agentes culturais e, ao mesmo tempo, impactando milhares de pessoas que se beneficiam dessas iniciativas. É um ciclo virtuoso que fortalece a diversidade cultural do nosso estado e cria uma base sólida para a construção de um futuro mais equitativo e criativo”, explica a titular da Secretaria da Cultura, Luisa Cela.

SERVIÇO

*Terceiro Edital Escolas Livres da Cultura disponível aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais