A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio de seus equipamentos e espaços parceiros,, promete uma programação bem diversificada durante o mês de setembro.
No roteiro, oficinas, cursos, espetáculos teatrais, apresentações musicais e exposições.
Um dos destaques do mês é o XVI Festival de Teatro de Fortaleza, que neste ano traz o tema “Fortaleza dos Coletivos: Entre Cenas e Memórias”. O evento ocupará a cidade até 12 de setembro, com 37 espetáculos e uma série de ações formativas, artísticas e culturais, com mostras dedicadas à infância, à cena local e a novos olhares, todas gratuitas.
Outra iniciativa é o Agilizo Cultural, programa de formação da Secultfor voltado a agentes e fazedores de cultura. O ciclo inicial oferece mais de 1.200 vagas gratuitas em seis frentes formativas: Mapa Cultural, Criação de Portfólio, Elaboração de Projetos Culturais, Prestação de Contas, Acessibilidade para Projetos Culturais e Qualificação de Pareceristas Culturais.
A Vila das Artes segue com inscrições abertas para oficinas em suas escolas de artes visuais e circo, além do início das vivências formativas em palhaçaria, desenho, criação de boneco, acrobacia e dança, incluindo também exibição de curtas e lançamento de livro.
O Centro Cultural Belchior continua sendo espaço da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!”. O equipamento recebe ainda atividades do Festival das Resistências e do Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (FIDUC), com workshops e batalhas de Hip Hop e All Style. A agenda também contempla oficinas e vivências, como o Zine com Coletico Cucaney, o Alucinação Arte Urbana no Moura Brasil, além de apresentações culturais e musicais, como o Balie Cucaney, Samba da Theresa, Sarau Surdará, Afoxé Omorisá Odé, Show Camaleoa e os workshops Ondas Formativas com Vanick Belchior, Maré House e Caiô, que exploram poéticas, house music e produção musical.
Ainda na programação de artes visuais, a Biblioteca Cristina Poeta recebe, no dia 1º de setembro, a exposição “Símbolos da Pátria”. Já a Casa do Barão de Camocim segue com a mostra “Festa de Negro é pra se Libertar”, acompanhada de uma série de atividades: lançamento do fotolivro homônimo, oficina Cartografia de Memórias com Rodrigo Lopes, lançamento do site Para a Terra Toda Corpa Volta, minicurso O “patrimônio” à luz das memórias da negritude e a roda de conversa Amefricanas, com Dawn Duke e Althea Murphy-Price, mediada por Cecília Calaça.
As atividades regulares seguem na Biblioteca Dolor Barreira, com leituras poéticas às quartas-feiras e sessões do Cine Trash às sextas. Já no Centro Cultural Belchior, acontecem as aulas de dança.
Show
Integrando a programação do mês, o projeto “Tá Meio Musical Esse Ambiente” apresenta o show de Claudio Nucci & Dri Gonçalves, no Parque Rio Branco (Avenida Pontes Vieira, s/n – Joaquim Távora).
SERVIÇO
*Confira a programação completa de setembro aqui.