Entre os dias 04, 05 e 06 de julho, das cinco da tarde até às nove da noite no Anfiteatro da Beira Mar, vai acontecer um encontro para promover e divulgar o livro, a leitura e a literatura produzida no Ceará com o objetivo de valorizar os autores, escritores, poetas, designers, ilustradores e participantes da cadeia produtiva do livro. “No Ceará, temos uma ebulição na produção literária, seja em prosa ou poesia, prova disso é o Prêmio Jabuti outorgado ao poeta Mailson Furtado pelo melhor livro do ano de poesia, em 2018. Na segunda edição do Salão do Livro Cearense, o público terá a oportunidade de ter contato direto com os autores(as) para desenvolver o gosto e o hábito da leitura”, explica Casemiro Campos, professor, pesquisador, escritor e conferencista, presidente da Câmara Cearense do Livro.
Pelo menos dez editoras cearenses farão exposição de livros e aproximadamente trinta autores vão desenvolver uma programação com lançamentos de livros, sessão de autógrafos, contação de história, bate-papo e apresentação musical de artista local.
Well Morais, escritor e um dos criadores do grupo de autores “Independentes do Ceará”, conta com alegria que recebeu o convite para participar do evento que promete estimular a formação do público leitor e fomentar vendas de produções cearenses, por vezes desconhecidas do grande público.
“Esse tipo de projeto promove a aproximação entre leitor e autor, o que viabiliza o contato direto para um bom bate-papo e para um autógrafo. Nós, do Coletivo Autores Independentes, estaremos presentes neste evento, valorizando o autor e a cultura alencarina, como também levando uma parte da riqueza literária cearense para a apreciação do público em geral”, adianta o escritor Well Morais, que estará com suas obras disponíveis para venda, como o livro “Vila das Almas” (lançado na Bienal Internacional do Livro do Ceará), como também “A rezadeira de Preto”, e “Os amuletos de Zaron”.
O evento aprovado no 13º Edital Ceará das Artes, política pública executada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Secult Ceará, pela Lei Paulo Gustavo, conta com apoio da Câmara Cearense do Livro e do Sindicato das Escolas Privadas do Estado do Ceará – SINEPE-CE.
“O Salão do Livro Cearense é uma realização da Câmara Cearense do Livro. Este projeto foi idealizado antes da pandemia da COVID 19, mas por impossibilidade o projeto foi sendo adiado. As editoras filiadas a Câmara Cearense do Livro almejavam um evento próprio que fosse realizado para evidenciar a literatura, os autores(as), escritores(as), poetas, autores(as), ilustradores(as) e designers, porém, no formato de um evento literários com uma programação cultural e exposição dos produtos das editoras cearenses. Fizemos uma justa homenagem quando da opção de ter o nome Prof. Lauro de Oliveira Lima, eminente educador cearense, destacado como patrono do Salão do Livro Cearense. Nesta segunda edição do Salão do Livro Cearense, teremos uma homenagem ao poeta Barros Pinhos, que completaria se vivo estivesse 85 anos. A realização deste evento conta com uma programação diversificada, tendo como foco a literatura afro-brasileira e da cultura indígena, particularmente, produzida aqui no Ceará”, explica o professor Casemiro Campos.
É isso, Gente! É super válido irmos à Bienal do Rio, visitar espaços que são importantes para a nossa caminhada literária, mas é de fundamental importância também valorizarmos as nossas ações locais de fomento à leitura. Em São Paulo, milhares de amantes da literatura reuniram-se recentemente, em uma praça, em pleno Pacaembú, para discutir e degustar literatura.
Iniciativas nós temos aqui também, vamos formar público literário na capital cearense?
Serviço:
2º Salão do Livro Cearense
Dias 04, 05 e 06 de julho de 2025
Anfiteatro da Beira Mar – Volta da Jurema – Meireles – Fortaleza
GRATUITO
Ver comentários (12)
Que maravilha! Nossa jornalista escritora sempre mandando muito bem! Amei!
Ótima matéria!
Estaremos lá no Salão do Livro Cearense!
Excelente registro literário. Mirelle, como sempre, impecável em suas matérias. Parabéns.
Que bom, nós iniciantes da escrita infantojuvenil, contarmos com apoio de vocês. Gratidão
Maravilha! É isso Mirelle. Vamos fazer um evento lindo.
Essa é mais uma oportunidade de promover e expandir a cultura e a difusão das produções genuinamente cearenses! Nós da Editora Caminhar estamos agradecidos e motivados !
O Segundo Salão do Livro Cearense é um evento literário que reforça a riqueza cultural e a produção literária do Ceará. Com a participação de escritores locais, editoras e entusiastas da leitura, o salão destaca a valorização da literatura cearense, oferecendo um espaço de troca de ideias, conversas com autores e incentivo à formação de novos leitores. Além disso, o evento celebra a diversidade cultural do estado, promovendo autores consagrados e emergentes, consolidando o Ceará como um polo de relevância no cenário literário brasileiro.
Ei, psiu!!!
Venha para o Segundo Salão do Livro Cearense celebrar a riqueza literária do nosso estado, reunindo autores, coletivos, editoras e leitores para promover a cultura local e incentivar a leitura, destacando o Ceará como um polo literário de relevância.
Esse evento vai ser maravilhoso!!!
Vai ser um evento maravilhoso!!!
A Câmara Cearense do Livro agradece a Mirelle Costa e ao nosso querido, Eliomar de Lima pela EXCELENTE matéria divulgando o 2o. SALÃO DO LIVRO CEARENSE.
Será um evento literário maravilhoso.