A segunda etapa da sede do ITA do Ceará, em construção na área da Base Aérea de Fortaleza, terá ordem de serviço assinada na próxima segunda-feira (21), a partir das 9 horas.
A informação foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ao falar durante a solenidade que marca a visita do presidente Lula às obras da Ferrovia Transnordestina em Missão Velha (Região do Cariri).
As obras da segunda etapa da sede do ITA incluem reformas das edificações atualmente existentes na Base Aérea de Fortaleza e a implantação de infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária. Serão feitas a recuperação de cobertas e as reformas no prédio administrativo/acadêmico, no hotel de trânsito, no rancho, no grupo de saúde e no bloco de apoio
Primeira etapa
A primeira etapa do ITA Fortaleza teve ordem de serviço assinada em setembro de 2024. Envolve a construção de dois blocos, com três pavimentos cada, sendo um para Alojamentos e outro para o bloco de Engenharia, onde funcionarão as salas de aulas e laboratório. O investimento nesta fase é de R$ 70,9 milhões. A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) é a responsável pela obra.
A execução da estrutura de concreto dos prédios alcançou mais de 50% de conclusão no bloco de Engenharia e 75% no de Alojamentos, representando 21% do total da primeira etapa. Os serviços em andamento nos dois prédios são: execução de paredes, escadas, chapisco e cobogós no pavimento térreo.
ITA Ceará
Com sede em São José dos Campos, o ITA terá pela primeira vez em 75 anos de história um campus fora do estado de São Paulo. O ITA Ceará foi anunciado pelo presidente Lula em janeiro de 2024.
O ITA tem seis tradicionais cursos de Engenharia: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. No ITA Ceará foram acrescentados dois novos cursos: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, com perspectiva de cursos de pós-graduação e de uma outra oferta de graduação em Bioengenharia.
O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará aconteceu em 2024, com a primeira turma sendo acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus de São José dos Campos, em São Paulo. Após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas à nova unidade, no Ceará, para dar prosseguimento às atividades.
Um novo edital foi lançado para o vestibular do ITA 2026, incluindo vagas para o novo campus no município de Fortaleza. As inscrições foram encerradas no dia 13 de julho.