A partir de abril, as compras em sites internacionais, como Shopee, Shein e AliExpress, vãor ficar mais caras. É que vai entrar em vigor, a partir dde terça-feira, a nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passará de 17% para 20% para compras internacionais.
O aumento da alíquota foi uma decisão tomada pela 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), em dezembro do ano passado.
Na ocasião, o Comsefaz justificou a mudança como uma maneira de alinhar o tratamento tributário das importações ao praticado com produtos vendidos no mercado interno.
Os secretários justificaram na época que a mudança era para proteger os empregos e a renda dos brasileiros, num contexto de mercado global cada vez mais integrado, além de harmonizar o tratamento tributário dos bens importados com os produtos fabricados e comercializados no Brasil.
Conclusão: as compras internacionais incidirão numa carga tributária maior para os consumidores que já estavam acosrtumadoas a adquirir muitos bens de consumo a preços acessíveis.
Impopularidade – Na prática, Lula vai sentir mais ainda baixar sua popularidade, porque esses sites são tidos como a “25 de Março” da clientela de média e baixa renda. E em 2026, ano de eleições, baixar isso deve entrar no discurso principalmente da oposição.