Categorias: Economia

Segura, Haddad!” – Compras em sites como Shopee vão ficar mais caras a partir de abril

M\ais uma porrada na popularidade do Lula. Foto: Reprodução

A partir de abril, as compras em sites internacionais, como Shopee, Shein e AliExpress, vãor ficar mais caras. É que vai entrar em vigor, a partir dde terça-feira, a nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passará de 17% para 20% para compras internacionais.

O aumento da alíquota foi uma decisão tomada pela 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), em dezembro do ano passado.

Na ocasião, o Comsefaz justificou a mudança como uma maneira de alinhar o tratamento tributário das importações ao praticado com produtos vendidos no mercado interno.

Os secretários justificaram na época que a mudança era para proteger os empregos e a renda dos brasileiros, num contexto de mercado global cada vez mais integrado, além de harmonizar o tratamento tributário dos bens importados com os produtos fabricados e comercializados no Brasil.

Conclusão: as compras internacionais incidirão numa carga tributária maior para os consumidores que já estavam acosrtumadoas a adquirir muitos bens de consumo a preços acessíveis.

Impopularidade – Na prática, Lula vai sentir mais ainda baixar sua popularidade, porque esses sites são tidos como a “25 de Março” da clientela de média e baixa renda. E em 2026, ano de eleições, baixar isso deve entrar no discurso principalmente da oposição.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais