Categorias: Cidadania

Selo Alece Conselho Tutelar ganha nova etapa nesta semana

Romeu Aldigueri é presidente da Alece. (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Ceará  vai lançar, às 9 horas desta segunda-feira, no Auditório Murilo Aguiar, o _Vade Mecum_ do Conselho Tutelar, com a legislação necessária para auxiliar os conselheiros em suas atividades, e o jogo educativo “Nas Trilhas do Direito”. Na ocasião, serão entregues os kits para as equipes dos conselhos.

A ação integra mais uma etapa do “Selo Alece – Conselho Tutelar”, com a aplicação das atividades pedagógicas pelos conselheiros tutelares nas escolas dos municípios participantes, em todo o estado do Ceará.

O jogo “Nas Trilhas do Direito” é uma tecnologia social lúdica, em formato de tabuleiro, que estimula crianças e adolescentes a aprenderem sobre seus direitos por meio de músicas, reflexões e trechos de legislações sociais. Além do conteúdo, a dinâmica colaborativa propõe que o jogo só termina quando todos vencem, incentivando novas formas de convivência, cooperação e desenvolvimento humano.

As atividades nas escolas terão início na próxima quinta-feira, em duas instituições indicadas pelos Conselhos Tutelares dos 177 municípios participantes. Após essa fase, cada conselho tutelar deverá enviar relatório detalhado, incluindo registro das ações, lista de frequência dos alunos, fotos, percepção sobre a participação dos estudantes e eventuais situações de violência identificadas, com seus devidos encaminhamentos. O projeto será concluído em novembro, com avaliação dos relatórios e evento de premiação dos conselhos.

Interação

Para a coordenadora técnica do projeto, Erivânia Bernardino, esse período que antecede à aplicação do jogo tem sido muito frutífero porque permite que o Conselho Tutelar ocupe o espaço que é locus de proteção prioritário da criança e do adolescente, a escola.

“Essa interação com diretores, professores e comissões de prevenção à violência tem sido uma oportunidade de fortalecer os vínculos, organizar mais fortemente a rede e pensar em cenários de combate à violência e à violação de direitos da criança e do adolescente, bem como promover a cultura de direitos, consolidando o Estatuto da Criança e do Adolescente”, comemora.

DETALHE – Os objetivos do “Selo Alece – Conselho Tutelar” são fortalecer a cultura dos direitos de crianças e adolescentes no ambiente escolar; reconhecer e valorizar o papel do Conselho Tutelar como órgão de garantia de direitos; incentivar a articulação junto às escolas para identificar e prevenir violações de direitos; combater o estigma da função punitiva do Conselho Tutelar; e fomentar metodologias lúdicas de educação em direitos, com participação ativa de crianças e adolescentes.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais