Categorias: Economia

Selo ESG-FIEC certifica práticas sociais, ambientais e de governança corporativa na educação e no esporte

Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com a Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo, originou o Programa ESG-FIEC, que a partir deste mês passou a certificar práticas sociais, ambientais e de governança corporativa adotadas nos segmentos da Educação e do Esporte.

“A FIEC entende que o setor educacional forma a mão de obra para que a indústria ou toda a ramificação da economia com base na indústria tenha profissionais que saibam implementar as práticas ESG. Se essas instituições de educação ensinam seus alunos a serem profissionais atuantes na agenda da sustentabilidade, é suposto que sejam exemplo, e a partir dessa atuação, também darão bons exemplos na formação dentro dessa temática”, ressaltou a gestora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias.

O Programa ESG-FIEC foi criado em 2022 nas seguintes categorias: Calçados e Componentes para Calçados, Couro, Confecções Têxteis e Artefatos; Alimentos e Bebidas; Construção Civil; Indústrias de Transformação Diversas; Energia, Telecomunicações, Resíduos e Similares; Extração de Recursos Naturais: Minerais Metálicos, Não Metálicos, Pesca, Agropecuária e Similares; Setor portuário-marítimo; Clubes Sociais, Esportivos e Similares; Educação Fundamental, Médio, Técnico, Tecnológico, Graduação e Pós-graduação.

Durante esse período, 19 empresas já receberam o Selo ESG-FIEC e 50 estão em processo de certificação. “Somos o benchmarking da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Estamos com três federações em processo de mentoria e temos conseguido disseminar esse conhecimento para trazer um pouco mais de consciência”, destacou Alcileia Farias.

Empresas interessadas em participar da iniciativa podem saber mais sobre o Programa de Certificação ESG-FIEC e agendar atendimento clicando AQUI

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais