Sem a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, o PT realizou, na manhã deste sábado, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza, seu 17º Encontro Estadual. O evento contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, do prefeito Evandro Leitão, e de dirigentes estaduais da sigla, além de parlamentares e prefeitos.
Camilo foi ausência bem notada, pois é uma das mais importantes e influentes lideranças da sigla no Estado.
Procurados pelo Blogdoeliomar para saber o motivo da ausência, veio a informação de que ele estaria numa agenda no Brasil. Mas não foram repassados os detalhes.
Outra ausência no encontro foi a de Guiimarães que, por recomendação médica – fez cirurgia cardíaca recentemente, evitou aglomerações e mandou vídeo.
Trabalho conjunto
Segundo Guimarães, em vídeo divulgado, o trabalho conjunto do governador Elmano de Freitas, do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e do ministro Camilo Santana representa uma base sólida e indispensável para garantir “a reeleição do presidente Lula no plano nacional e de Elmano no estado”.
Nessa ocasião, houve corinho de militantes defendendo nome dele para o Senado.
O parlamentar destacou ainda que a eleição de senadores de esquerda será decisiva para conter o avanço da direita no Senado.
“É fundamental que o PT ocupe espaço na chapa majoritária, naturalmente com diálogo com todas as lideranças e com a militância”, afirmou.
Pelas bases
Guimarães ressaltou ainda a necessidade de o partido aprofundar a ligação com as bases, os trabalhadores e trabalhadoras, que serão protagonistas na defesa da soberania nacional, da democracia e no enfrentamento à extrema direita.
DETALHE – Esse foi o primeiro realizado após o Processo de Eleição Direta do PT.