Categorias: Artigo

“Sem Anistia!” – Por José Guimarães

José Guimarães (PT) é líder do Governo na Câmara.

Com o título “Sem Anistia!”, eis artigo do líder do governo na Câmara, José Nobre Guimarães. Ele defende punição para envolvidos na tentativa de golpe registrada em 8 de janeiro. “Anistiar os vândalos da democracia, quem cometeu crimes contra a ordem constitucional e o Estado democrático de direito, é institucionalizar a impunidade. É presentear o “Punhal de Prata” para assassinar nossa democracia”, expõe o articulista.

Confira:

A tentativa de golpe do dia 8 de janeiro, de 2023, como demonstrou a investigação da Polícia Federal, foi organizada por remanescentes da ditadura militar instaurada no golpe de 1964, que perseguiu, sequestrou, torturou e matou brasileiras e brasileiros que lutavam pela democracia.

Na luta pela redemocratização, a Lei da Anistia foi negociada sob ameaças, como imposição às forças democráticas de uma rendição. Na sequência, conquistamos a realização da Constituinte, que nos deu a nossa “Constituição Cidadã”, com garantias do pleno funcionamento do Estado democrático de direito.

Erguemos nossas instituições republicanas, fizemos sua consolidação e retomamos a realização de eleições livres e democráticas.

E foram essas instituições que nos salvaram de outra tentativa de golpe, tramada pelo ex-presidente e por seus auxiliares diretos. Os depoimentos dos envolvidos na conspiração e os ataques às sedes dos Três Poderes, ao patrimônio arquitetônico de Oscar Niemeyer, ao patrimônio histórico e artístico dos palácios, foram documentados e exibidos como provas cabais dos crimes. Queriam um retrocesso à ditadura militar, mas foram rechaçados.

Anistiar os vândalos da democracia – quem cometeu crimes contra a ordem constitucional e o Estado democrático de direito, é institucionalizar a impunidade. É presentear o “Punhal de Prata” para assassinar nossa democracia.

*José Nobre Guimarães

Líder do Governo na Câmara dos Deputados.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais