Categorias: Artigo

“Sem criminalização, oposição em Caucaia acelera nas fake news”

Nicolau Araújo é jornalista

“E é assim que a oposição impõe a Vitor Valim uma “grande rejeição” nunca antes imaginada a qualquer gestor de prefeitura pelo país, mesmo sem pesquisa registrada ou manifestada nas ruas pela população de Caucaia”, aponta o jornalista Nicolau Araújo. Confira:

Na semana em que o Congresso Nacional manteve o veto à tipificação de crimes contra o Estado democrático de direito, entre os quais, a criminalização das fake news, a oposição ao prefeito Vitor Valim (PSB) no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, acelerou o processo de disseminação de informações inverídicas, inclusive induzindo ao erro veículos de comunicação de grande credibilidade, que em outras épocas costumavam checar dados não oficiais.

E é assim que a oposição impõe a Vitor Valim uma “grande rejeição” nunca antes imaginada a qualquer gestor de prefeitura pelo país, mesmo sem pesquisa registrada ou manifestada nas ruas pela população de Caucaia.

A “grande rejeição” que possui como fonte única o desejo do adversário político e vice-prefeito Deuzinho Filho (União Brasil) e “embarcada” nessa sexta-feira, 31 de maio, por um jornal de alta credibilidade, contradiz o município com maior número no país de beneficiados com a passagem gratuita de ônibus; da melhora na avaliação Spaece-Alfa, diante de todos os alunos com tablets e professores com notebooks; da retomada do potencial turístico; da construção de espigões para conter o avanço do mar sobre casas e barracas de praia; da internet gratuita em 90% de Caucaia; da instalação da UTI no hospital municipal e reformas e ampliação no horário de atendimento dos postos de saúde; da valorização do servidor público, que pela primeira vez passou a contar com reajustes diferenciados e vale-alimentação; de obras estruturantes, como a alça do Conjunto Metrópole, a construção do Mercado da Jurema e do Camelódromo, além da revitalização do Ginásio Cazuzão; como ainda a retirada de Caucaia de segundo município mais violento do país para a vigésima nona posição, segundo o Mapa da Violência.

Em uma paráfrase a Luther King, o que me preocupa nas fake news não é o barulho dos maus, mas a conivência dos bons…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais