A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado (SEMA) recebe inscrições, até o dia 20 de fevereiro, para o Programa Selo Município Verde 2026. A certificação ambiental pública é destinada aos municípios que desejam obter reconhecimento pelas iniciativas de conservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais desenvolvidas em seus territórios.
Para participar, os municípios devem ter um Conselho Ambiental instituído, designar uma coordenação municipal para o Selo Município Verde, preencher o formulário de avaliação e encaminhar a documentação comprobatória da execução das políticas ambientais. Após a análise documental, será realizada uma visita técnica presencial aos municípios pré-classificados pela Comissão Técnica Avaliadora.
Para a Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, o Selo Município Verde reafirma o compromisso do Governo do Ceará com o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios. “Queremos incentivar políticas públicas sustentáveis, a proteção dos recursos naturais e o enfrentamento às mudanças climáticas. O Programa reconhece boas práticas e estimula uma atuação integrada em prol da qualidade de vida da população cearense”, afirma a gestora.
Indicadores
Nesta 16ª edição, os municípios serão avaliados a partir de cinco indicadores: Estrutura da Gestão Municipal de Meio Ambiente; Implementação da Política de Educação Ambiental; Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos; Sistema de Esgotamento Sanitário e Sistema de Abastecimento de Água; Proteção do Patrimônio Natural e Cultural e Enfrentamento às Mudanças Climáticas.
Sobre o Programa
Criado há 23 anos, o Programa Selo Município Verde identifica os municípios cearenses que alcançam os melhores Índices de Sustentabilidade Ambiental. A cada dois anos, são concedidas as certificações e o Prêmio Sensibilidade Ambiental ao município que obtiver melhor pontuação no Selo Município Verde.
O Selo Município Verde é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Semace, SRH, UFC, UECE, Ministério Público do Estado do Ceará, CREA-CE, OAB-CE, entre outras instituições. O programa segue critérios de sustentabilidade, exequibilidade, legitimidade, confiabilidade e equidade.
SERVIÇO
*Para se inscrever, clique aqui
*Instruções aqui
*Documentação aqui.