Seminário avaliará o monitoramento de águas subterrâneas no Ceará

Bacia do Araripe é rica em águas subterrâneas. Foto: Arquivo

Vem aí o seminário “Águas Subterrâneas no Ceará: Cenário Atual e Desafios”. O evento, uma realização da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), por meio da Gerência de Projetos, acontecerá no próximo dia 9 de abril, no auditório da sede desse órgão estadual. Reunirá especialistas para debater os avanços no estudo das águas subterrâneas no Estado.

Considerando o crescimento da demanda por águas subterrâneas no Ceará, principalmente no Vale do Cariri, Chapadas do Apodi e Ibiapaba, e Litoral Oeste, a Cogerh vem atuando no sentido de promover continuamente o monitoramento das águas subterrâneas do território, buscando um futuro mais sustentável dos recursos hídricos cearenses.

O encontro visa apresentar e analisar novos dados coletados desde a última edição do seminário, realizada em agosto de 2024, na cidade do Crato. O foco será a utilização de isótopos ambientais como ferramenta para rastreamento da movimentação da água subterrânea, permitindo a identificação de sua origem e o tempo de residência nos reservatórios subterrâneos.

Bacias hidrográficas

Na Bacia do Araripe, desde agosto de 2009, a Cogerh realiza monitoramento automatizado, através de estações com dataloggers, em 24 poços, Os dados são disponibilizados no seguinte link: https://pocos.cogerh.com.br.

Nas demais bacias hidrográficas do estado, incluindo ambiente cristalino, é realizado, mensalmente, monitoramento manual em 568 unidades. Os resultados são publicados na forma de boletins no site da Cogerh.

Os estudos apresentados no seminário são resultados de um convênio firmado entre a Cogerh e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP). O acordo, com duração de três anos (2022-2025), tem contribuído para o avanço no conhecimento sobre as águas subterrâneas no Ceará.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias