Categorias: Cidadania

Seminário celebra os cinco anos das Microrregiões de Água e Esgoto do Ceará

Olho nas torneiras. Foto: Arquivo

A Secretaria das Cidades vai promover, a partir das 8 horas desta terça-feira, o INTEGRA MRAEs 2026 – I Seminário Integrado das Microrregiões de Água e Esgoto do Ceará com o tema “5 anos das MRAEs: Governança Regional e os Desafios da Universalização”.

O evento reunirá gestores públicos, especialistas, representantes de instituições estaduais e municipais e autoridades do setor de saneamento para discutir os avanços da governança regional e os desafios para ampliar o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Ceará.

A abertura contará com a participação do secretário das Cidades, Negreiros Bastos, além de representantes da Assembleia Legislativa, Aprece, Cagece, Arce, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria-Geral das Microrregiões.

Ao longo do dia serão realizados painéis sobre a experiência das MRAEs, os desafios da universalização do esgotamento sanitário e o Projeto Malha d’Água, além de uma palestra sobre o Sistema de Informação Territorial (SIT), ferramenta de monitoramento e apoio à gestão regional.

DETALHE – As microrregiões de saneamento e esgoto são agrupamentos de municípios criados pelos estados para planejar, organizar e executar os serviços de água e esgoto de forma regionalizada. Elas foram instituídas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020) para garantir a viabilidade técnica e financeira dos serviços. Cada uma das Microrregiões (MRAE), possui personalidade jurídica de direito público, constituindo-se em Autarquias, e integra a administração indireta de todos os entes da Federação que a compõem.

SERVIÇO

*INTEGRA MRAEs 2026 – I Seminário Integrado das Microrregiões de Água e Esgoto do Ceará

Auditório João Frederico Ferreira Gomes no Anexo II da ALECE

Horário: Das 8h às 17h30.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais