A Câmara Municipal de Fortaleza vai realizar, na próxima quinta-feira (20), mais uma sessão solene. Desta vez, para comemorar os 160 anos do Seminário da Prainha.
A sessão atende a um requerimento do vereador Jorge Pinheiro (PSDB) e ocorrerá a partir das 19 horas, no Plenário Fausto Arruda.
O ato reunirá boa parte do clero, tendo à frente o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão.
Fundação
O Seminário da Prainha foi fundado como Seminário Episcopal do Ceará no dia 10 de outubro de 1864, por Dom Luís Antônio dos Santos, o primeiro bispo de Fortaleza.
O Seminário ficou sob a responsabilidade dos lazaristas no período de 1864 a 1963. Foi um importante centro de formação do clero no chamado processo de romanização da Igreja Católica no Brasil. Mais tarde mudou de Seminário Episcopal do Ceará para Seminário Provincial da Prainha.
Em 2 de fevereiro de 1967, o arcebispo de Fortaleza, Dom Delgado, criou o Instituto Superior de Cultura Religiosa (ISCRE), na sucessão do Seminário da Prainha.
Em 1968, transmutou-se o ISCRE para Instituto de Ciências Religiosas (ICRE). Em 1972, foi criada a Faculdade de Filosofia de Fortaleza, extinta alguns anos mais tarde.
Hoje, o local abriga também o Instituto Teológico Pastoral do Ceará e a Faculdade Católica de Fortaleza.