Categorias: Cidadania

Seminário debaterá o trabalho escravo doméstico

MPT combate o trabalho escravo. Foto: Ilustrativo

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) vai promover, em sua sede, em Fortaleza, de quinta e sexta-feira, o seminário “Por trás das portas: a invisibilidade do trabalho escravo doméstico”. A iniciativa tem por objetivo ampliar o debate público sobre uma das formas mais silenciosas e persistentes de exploração laboral no Brasil e reunirá representantes de várias instituições para discutir estratégias de prevenção e enfrentamento.

Ao longo de dois dias, representantes de vários segmentos e instituições abordarão a realidade do trabalho escravo em âmbito doméstico e os desafios para a sua erradicação. Os debates irão explorar a efetivação dos direitos previstos na Lei Complementar nº 150/2015, após uma década de sua promulgação, os impactos das desigualdades de gênero, raça e classe na perpetuação do trabalho escravo doméstico, além de tratar de canais de denúncia, procedimentos legais e estratégias de enfrentamento no âmbito penal.

*Para fazer a inscrição aqui.

Programação

Como parte da programação, será exibido no dia 6, às 18 horas, no Centro Cultural Dragão do Mar, o documentário “Tereza por Direitos”, produzido pela Associação Tereza de Benguela. A sessão será seguida por uma roda de conversa com o público, promovendo um espaço de escuta e reflexão.

O encerramento do seminário, no dia 7, será marcado pela leitura da Carta de Fortaleza, documento que reunirá propostas e encaminhamentos construídos ao longo dos debates, com foco na formulação de políticas públicas e ações concretas futuras de combate ao trabalho escravo doméstico. Acesse aqui a programação do evento.

Realizado em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), o seminário conta com o apoio de entidades como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Clínica de Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH/CE), Instituto Dragão do Mar (IDM), Associação Tereza de Benguela, Escritório Frei Tito de Alencar (ALECE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE).

SERVIÇO

*MPT – Avenida Almirante Barroso, 466, Praia de Iracema

*Data: 06 (das 13h às 19h) e 7 de novembro ( das 8h às 12h)

*Programação: Acesse aqui.

*Centro Cultural Dragão do Mar (ao lado do MPT-CE).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais