Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seminário vai abordar a relação entre sono, sonhos e saúde

Estudo dos sonhos e desejos. Foto: Reprodução

O Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, será sede, de segunda a 1º de dezembro, do VI Seminário Interfaces, que tem como tema central “O sono e os sonhos: saúde mental e vida social”. O evento vai reunir pesquisadores internacionais que apresentarão e discutirão uma diversidade de abordagens e percepções, acerca das relações dos sonhares com a saúde – e o adoecimento – mental coletivo.

Para tratar disso, há uma intensa programação desde palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho até uma exposição artístico-cultural colaborativa no MIS.

Organizado por dois grupos de pesquisa: ARCUS – Arte, Cultura e Sociedade; e OCCA – Observatório Cearense da Cultura Alimentar, ambos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE, com várias parcerias no Brasil e no exterior, o sonhado VI Interfaces 2023 torna-se parte do que se propõe a desvendar: uma realidade possível.

Programação

27/11 (segunda-feira) – Local: sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo)
9h: Inscrições / Credenciamento
9h: Cerimônia de abertura: Hildebrando Soares Reitor da Universidade Estadual do Ceará | Silas de Paula Diretor do MIS | Kadma Marques Presidente do evento e Coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional | ECINT – UECE
10h: Conferência de abertura (virtual) – Bernard Lahire (École Normale Supérieure | ENS de Lyon) – A interpretação sociológica dos sonhos.
12h: Intervalo.
13h30: Mesa Redonda 1- O sono da teoria sociológica: repensando a sociologia a partir de uma epistemologia onírica. Com Gabriel Peters (UFPE). Mediador: Geovani Jacó de Freitas (UECE). Debatedora: Mariana Mont’Alverne (UFC).
15h: Intervalo.
15h15: Mesa Redonda 2 (Virtual) – Sonhar na pandemia de Covid-19. França 2020. Com Laís Kussler (Université Lyon 2). Mediadora: Preciliana Barreto (UECE). Debatedora: Kadma Marques (UECE).

28/11 (terça-feira) – Local: virtual.
9h: Apresentação dos Grupos de Trabalho (on-line e síncrona)
Alimentação, Sono e Saúde Mental
Arte, Emoção e Saúde
14h: Apresentação dos Grupos de Trabalho
Lógica Capitalista e Efeito Dopamina
Sonho e Pensamento Utópico

29/11 (quarta-feira) – Local: auditório do MIS (casarão)
9h: Mesa Redonda 3 – Sonho e profecia na cultura evangélico-pentecostal no Brasil contemporâneo. Com Marcelo Camurça (UFJF). Mediador: Emanuel Freitas (UECE). Debatedora: Karla Martins (UFC).
10h15: Intervalo.
10h30: Mesa Redonda 4 – Sono, sonhos e migração: experiências em psiquiatria transcultural em Lyon e Paris. Com Jorge Santiago (Université Lyon 2 e SFU). Mediadora: Natália Monzoni (UECE). Debatedor: João Tadeu de Andrade (UECE)
12h: Intervalo.
14h: Mesa Redonda 5 – Imagens e processos de criação artística em dança-terapia: o vínculo com o autro entre adolescentes com problemas de comportamento. Com Julia-Marine Chamodon (Université Lyon 2). Mediador: Ernesto Gadelha (SECULT-CE). Debatedor: Sérgio Sobreira (UFBA).
15h30: Intervalo.
16h: Mesa Redonda 6 – O mestre dos sonhos: Winsor McCay e o sonho na história em quadrinhos. Com Gledson Ribeiro (UNILAB). Mediador: Ricardo Jorge de Lucena Lucas (UFC). Debatedor: Gabriel Peters (UFPE).

30/11 (quinta-feira) – Local: auditório do MIS (casarão)
9h: Mesa Redonda 7 – A linguagem onírica do fotógrafo japonês Shōji Ueda. Com Michiko Okano (USP). Mediadora: Laura Tey (UECE). Debatedor: Silas de Paula (MIS).
10h15: Intervalo.
10h30: Mesa Redonda 8 – Entre sonhos e utopias. A importância das artes para a construção de um mundo melhor. Com Paula Guerra (UP). Mediadora: Gerciane Oliveira (UFERSA). Debatedora: Andréa Leão (UFC).
12h: Intervalo.
14h: Mesa Redonda 9 – O universal pelo regional. Os sonhos e as lutas da curadoria de um museu de arte. Com Carolina Ruoso (UFMG). Mediadora: Aline Albuquerque. Debatedora: Gerciane Oliveira (UFERSA)
15h30: Intervalo.
15h45: Lançamento de livro de Gerciane Oliveira (UFERSA) – “Chico da Silva: a emergência de um talento artístico”.

01/12 (sexta-feira) – Local: auditório do MIS (casarão)
9h: Mesa Redonda 10 – Natureza sonhada e narrativas proféticas do sertão cearense. Com Karla Martins (UFC). Mediadora: Kadma Marques (UECE). Debatedor: Marcelo Camurça (UFJF).
10h15: Intervalo.
10h30: Mesa Redonda 11 – Sonho e xamanismo: algumas lições dos mundos ameríndios. Com Elizabeth Pissolato (UFJF). Mediador: Tadeu de Andrade (UECE). Debatedor: Jorge Santiago (Université Lyon 2 e SFU).
12h: Intervalo.
13h30: Mesa Redonda 12 – Experimentalismo e cosmovisão yanomami na série “Sonhos”, da fotógrafa Claudia Andujar. Com Ana Carolina Albuquerque de Moraes (UFS). Mediador: Jorge Santiago (SFU). Debatedora: Lia Pinheiro (UECE).
14h45: Intervalo.
15h: Lançamento de livro de Hanna Limulja (UFRR) – “O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomamis”.
16h: Conferência de encerramento – O sonho a partir das cosmovisões indígenas. Leonel Cerruto (Universidad Indígena Boliviana Comunitaria Intercultural Productiva UNIBOL Quechua). Mediador: Adalberto Alencar (Fundação CEPEMA).
17h: Cerimônia de encerramento.

SERVIÇO

*Sala imersiva do MIS (27) / online (28) / auditório do MIS (29 a 1)

*Museu da Imagem e do Som doCeará – Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.

*Informações e agendamento de entrevistas: Profa. Dra. Kadma Marques (85) 99645-4991

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Pretty woman” – Ray Orbinson

“Pretty woman” – Ray Orbinson

Homenagem do Blog ao cantor e compositor norte-americano Roy Orbison, que nesta terça-feira faria 88 anos.

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

STJ elege ministro Herman Benjamin para comandar o tribunal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu nesta terça-feira (23) o ministro Herman Benjamin para o cargo de presidente do tribunal no biênio 2024-2026. O ministro Luís Felipe Salomão será

Cariri vai ganhar curso técnico em Sistemas de Energia Renovável

Cariri vai ganhar curso técnico em Sistemas de Energia Renovável

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE) para dar início à primeira turma do novo curso técnico em Sistemas de Energia Renovável

Elmano envia mensagem para ampliação de benefícios no magistério

Elmano envia mensagem para ampliação de benefícios no magistério

O governador Elmano enviou nesta terça-feira (23), para a Assembleia Legislativa, o projeto de lei que cria e aumenta benefícios para os profissionais do magistério. A matéria cria para os professores,

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta terça-feira (23) o aprofundamento das investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da fraude em certificados de

Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” está na Mostra Competitiva Internacional do Cinefoot 2024

Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” está na Mostra Competitiva Internacional do Cinefoot 2024

O documentário “Amilton Melo - ídolo de todos” foi selecionado para a Mostra Competitiva Internacional do Cinefoot 2024. O festival ocorrerá de quinta até 30 de abril, no Rio de