Categorias: Política

Senado aprova projeto que transforma em lei o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”; Cid foi relator

Cid Gomes é senador pelo PSB do Ceará. Foto: Agência Senado.

O Senado aprovou o projeto de lei nº 4.937/24, de autoria dos membros da Comissão de Educação e Culturada Casa, que transforma em lei federal permanente o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. Essa já é uma política pública que vem sendo desenvolvida no âmbito do Ministério da Educação (MEC), mas foi criada a partir de um decreto presidencial de 2023.

O relator da matéria na Comissão e no Senado, Cid Gomes (PSB) comemorou a aprovação.

“Para garantir a permanência do foco na alfabetização na idade certa como alvo prioritário das políticas educacionais e atingir os resultados almejados, com todas as crianças brasileiras alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental, é imprescindível elevar o Compromisso do nível infralegal, em que hoje se encontra regulamentado, e inscrevê-lo em uma legislação federal de amplo alcance, que traga solidez e materialidade contínua às ações previstas”, explicou o senador.

Idade Certa

Pela proposta, que consolida em uma só lei as regras que regem atualmente o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, será assegurada a alfabetização na idade certa a 100% das crianças brasileiras, além de haver recomposição das aprendizagens afetadas pela pandemia de Covid-19, que impactou sobremaneira a etapa da alfabetização.

Cid Gomes lembrou as experiências bem-sucedidas que fizeram do Ceará a melhor educação do Brasil e defendeu a importância da alfabetização na idade certa. “Sem o domínio efetivo da leitura e da escrita, as crianças vão encontrando dificuldades progressivas à medida que avançam nas séries escolares, com reflexos em todas as áreas do conhecimento. Isso acarreta outros problemas, como repetência e evasão escolar. E atinge em especial alunos dos estratos mais pobres da população, pretos e pardos, indígenas e quilombolas e estudantes com deficiência”, afirmou.

Os senadores Teresa Leitão, Flávio Arns, Zenaide Maia também defenderam a importância da aprovação da matéria. O projeto será encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado sem alterações, segue para sanção do Presidente

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais