Categorias: Política

Senado fará sessão especial pelos 40 anos das Diretas Já

Movimento Diretas Jà vai completar 40 anos. Foto: Reprodução

Os 40 anos do movimento “Diretas Já” serão lembrados em sessão especial do Senado, em cumprimento a requerimento (RQS 72/2024) aprovado, em Plenário, nesta terça-feira (19). A data da homenagem será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa.

De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o requerimento lembra a série de manifestações populares — classificada como “um dos maiores movimentos políticos para acabar com a repressão da ditadura” — a favor da aprovação da Emenda Dante de Oliveira, parlamentar do MT, que tinha por objetivo restabelecer as eleições diretas para presidente da República. Apesar da elevada popularidade da proposta, a emenda não foi aprovada.

“Decidiu-se, então, que as eleições presidenciais fossem realizadas sem consulta popular, dando prosseguimento ao governo ditatorial. Mas a ditadura já estava em desgaste, com a oposição da imprensa, da população e da maioria do Congresso Nacional. Em votação no Colégio Eleitoral no dia 15 de janeiro de 1985, o candidato Tancredo Neves saiu vitorioso”, acrescentou Wellington Fagundes.

*Mais sobre o Movimento “Diretas Já” aqui.

(Agência Senado)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais