O Senado Federal vai entregar, às 10 horas da próxima segunda-feira, no plenário da Casa, a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa. O objetivo é homenagear gestores estaduais que tenham se destacado na implementação de políticas públicas em prol da alfabetização na idade certa.
A comenda foi proposta pelo senador Cid Gomes (PSB-CE) e transformada em resolução do Senado.
Foram estabelecidos quatro eixos de análise para a definição dos estados contemplados: resultados de alfabetização, equidade racial e socioeconômica, formação continuada de professores e engajamento em alfabetização em regime de colaboração. Para definir a fórmula de cálculo e a lista dos governadores contemplados, foi criado um Comitê Técnico Independente, em agosto último.
Elmano de Freitas
Serão agraciados os governadores Elmano de Freitas, do Ceará; Clécio Luís, do Amapá; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Rachel Lyra, de Pernambuco; e Romeu Zema, de Minas Gerais.
Os trabalhos de avaliação foram realizados em parceria com o Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Roberto Marinho, além da Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, instituições do terceiro setor que focam na educação.
“Alfabetizar na idade certa é a maior contribuição que podemos dar ao Brasil. Esse é o caminho! E o Senado, ao reconhecer esforços dos gestores, contribui para disseminar boas práticas e reforça a necessidade de um compromisso coletivo com a alfabetização”, observa Cid Gomes.
SERVIÇO
*Nota técnica detalhando a metodologia de cálculo e as bases de dados para escolhas estão disponíveis no portal do Senado para amplo acesso.
*O ato de premiação terá transmissão ao vivo pelo canal da TV Senado no Youtube.