Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado promove seminário internacional sobre desafios das novas tecnologias

O sociólogo espanhol Manuel Castells fará aula magna com o tema “A Política na Sociedade Digital”. Foto: Facebook

O Senado realizará, de 25 a 27 de março, o Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital com a participação estudiosos do assunto, do Brasil e de outros países. O evento é uma das ações comemorativas dos 200 anos do Senado.

O sociólogo e professor espanhol Manuel Castells é um dos conferencistas. Ele fará a aula magna, logo após a abertura, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no dia 25 de março. “A Política na Sociedade Digital” é o tema da conferência, com moderação do senador Rogério de Carvalho, primeiro-secretário do Senado.

O objetivo dos debates é chamar a atenção para a função dos parlamentos no atual contexto tecnológico.

— O Senado promove esse evento para que possamos debater, para que possamos ampliar a participação de especialistas e de toda a população, para que possamos identificar caminhos para os desafios e perguntas diante da inteligência artificial, da regulação para as plataformas digitais, da desinformação — disse a consultora legislativa Luana Lund, que integra a comissão científica do seminário.

Conferências

A programação inclui três conferências, além da aula magna na abertura. No dia 26, pela manhã, o conselheiro do Berkman Klein Center, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, Urs Gasser, falará sobre os desafios técnicos para garantir valores democráticos no ambiente digital. À tarde, o professor da Universidade de Turim, na Itália, Ugo Pagallo fará conferência sobre o passado e o presente da inteligência artificial e seus impactos futuros sobre os pilares da democracia.

No dia 27, o professor de direito e ciência e tecnologia Christian Djeffal, da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, fará palestra sobre o impacto do design constitucional como abordagem proativa de lidar com tecnologias e agentes a fim de concretizar os direitos humanos, a democracia, a sustentabilidade e o estado de direito.

As conferências serão sucedidas por painéis temáticos com especialistas que têm debatido o uso e a evolução das mídias sociais e seus efeitos sobre sociedade, inteligência artificial, regulação de novas tecnologias e proteção social.

Inscrições

O seminário é voltado para agentes políticos responsáveis pelas decisões, no âmbito do Legislativo, do Executivo e do Judiciário; integrantes do corpo técnico que informa o processo de deliberação nesses Poderes; agentes de mediação dessa discussão junto à opinião pública, como influenciadores digitais, jornalistas, professores, estudantes e militantes de movimentos civis organizados e os cidadãos em geral.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Portal do Senado, que também disponibiliza mais informações sobre os objetivos do seminário, programação e palestrantes.

Como o evento é híbrido, os participantes devem indicar se querem participar de forma presencial, no Senado, em Brasília, ou se preferem assistir de forma remota por meio do canal do Youtube da TV Senado.

Todos os inscritos terão direito a certificado de participação, totalizando 20 horas. Para acessar o certificado ao final do evento é preciso que os inscritos acessem o QR Code que estará disponível na entrada do auditório, para as inscrições presenciais, e na tela da transmissão no canal da TV Senado ao vivo.

O idioma do evento será o português, com tradução simultânea em inglês e espanhol.

(Agência Senado)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Seguir no tempo” – Amelinha and Ricardo Bacelar

“Seguir no tempo” – Amelinha and Ricardo Bacelar

Homenagem do Blog à parceria Amelinha and Ricardo Bacelar.

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (19) que a soberania brasileira está sob um ataque promovido

Maracanaú conta sua história em livro didático escrito por professores do município

Maracanaú conta sua história em livro didático escrito por professores do município

A Prefeitura de Maracanaú realizou nessa quinta-feira (18) o lançamento do livro didático “Maracanaú: Conhecendo e Fazendo a História”, que irá compor as aulas de História das turmas de 3º

PF diz que perfis bloqueados por Moraes continuam realizando lives

PF diz que perfis bloqueados por Moraes continuam realizando lives

A Polícia Federal (PF) concluiu que perfis bloqueados por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes continuam realizando transmissões ao vivo e interações com usuários brasileiros

Encontro do PT que definirá pré-candidatura será restrito aos delegados

Encontro do PT que definirá pré-candidatura será restrito aos delegados

O Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, que será realizado no domingo (21), a partir das 8 horas, no Salão Pedro Lazar, no Oasis Atlantico, será restrito aos 200 delegados

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

A maioria dos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) votou nesta sexta-feira (19) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com esse placar, continua proibida a