Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senai/CE é 1º lugar nacional em evolução da Maturidade de Gestão Escolar

Gestão escolar e um grande desempenho. Foto: Divulgação

O SENAI Ceará conquistou o 1º lugar nacional em Evolução da Maturidade de Gestão Escolar em 2023, conforme resultado do Sistema de Avaliação da Gestão Escolar (SAGE), divulgado na última quarta-feira (29/05). O sistema, desenvolvido pelo Departamento Nacional do SENAI, avalia o progresso das escolas no cumprimento dos indicadores do Programa de Excelência na Gestão (PEG) e em critérios estratégicos, como participações na Saga da Inovação e na Olimpíada do Conhecimento, além do uso de tecnologias educacionais e laboratórios.

Para o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a conquista é fruto do trabalho e dedicação de toda a equipe, e revela a preocupação do Sistema FIEC com a qualidade da educação. “Ficamos muito felizes com o resultado, diante de um sistema de avaliação tão importante proposto pelo Departamento Nacional do SENAI. Nossas escolas, aqui no Ceará, têm refletido toda a atenção que o Sistema FIEC dá à educação, com o que há de mais didático, moderno e disruptivo no mercado. Ressalto também o papel fundamental dos colaboradores, professores e alunos em todo esse processo que, com afinco e muita competência, contribuíram para que nosso SENAI conquistasse esse resultado.”

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, ressalta que este resultado é fruto do trabalho desenvolvido com excelência por todos os profissionais do Departamento Regional. “Em nome do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, agradeço a todos que fazem a escola do SENAI e a Unidade de Educação, UNED, tão bem gerenciada pela Sônia Parente. Com muita alegria, recebemos esta informação de que o SENAI Ceará está com o mais alto grau de maturidade e isso significa que estamos entregando para a sociedade uma educação de qualidade, voltada principalmente para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Isso também quer dizer que estamos atendendo aos indicadores do Programa de Eficiência de Gestão, com muita eficácia”, disse.

A Gerente da UNED, Sônia Parente, destaca a dedicação das equipes pedagógicas e docentes das escolas do SENAI Ceará, bem como o apoio contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). “Para nós, é um grande orgulho, fruto de muito trabalho. Eu atribuo isso à confiança fundamental do Presidente Ricardo Cavalcante e do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e ao que é apresentado pelas equipes das escolas, juntamente com os trabalhos de todo o Sistema. É por isso que o SENAI Ceará está voando alto”, celebra.

O SAGE considera os resultados entregues pelas escolas ao longo do ano, incluindo os concluintes dos cursos técnicos e o desempenho apresentado em programas dentro da rede SENAI. O Ceará vem melhorando os seus resultados, nos últimos anos. Em 2022, a instituição esteve no nível de Maturidade 3. Já no ano passado, saltou para a Maturidade 5, que é o nível máximo do sistema. O avanço reflete o compromisso contínuo com a excelência na gestão e educação, beneficiando diretamente os alunos e a comunidade industrial do Ceará.

“O Ceará triplicou o número de participantes na Olimpíada do Conhecimento, nos últimos dois anos, e tem garantido regularidade de participações na Saga da Inovação. O SENAI Ceará tem como diferencial a sua estrutura de laboratórios, oficinas, mas, especialmente, o recurso humano, com pessoas capacitadas que fazem tudo isso acontecer”, complementa Parente.

Destaque no uso de tecnologias

As unidades cearenses têm se destacado nacionalmente pelo uso intensivo de tecnologias educacionais, conforme enfatiza Maria Luiza Maia, Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais do SENAI Ceará. “A implantação das tecnologias digitais é uma vertente muito importante para o SENAI, porque a instituição tem todo esse arcabouço tecnológico e a missão de qualificar os seus docentes e alunos na tecnologia. O mundo do trabalho deixa muito evidente a necessidade de incorporarmos as tecnologias no nosso fazer. Então nós, enquanto instituição de Educação Profissional, temos essa missão. O aluno precisa se tornar uma pessoa adaptada a esse mundo em constante evolução e pronto a aprender novas tecnologias”.

Maria Luiza ressalta ainda a utilização de plataforma de Ensino à Distância (EAD); as ferramentas Google, com todas as suas potencialidades; a plataforma SENAI Play, para cursos de curta duração; dentre diversos recursos que estão à disposição dos alunos, muitos deles de forma gratuita. “Exemplo disso é o aspecto da conectividade, algo muito importante. O SENAI disponibiliza o acesso às plataformas sem o aluno utilizar o seu pacote de dados. Isso é conquista nossa, que entende que o aluno precisa ter acesso a um livro digital, a uma plataforma digital, e muitas vezes ele não tem o acesso à internet para favorecer essa prática”.

Anderson Monte, Especialista Educacional do SENAI Ceará, destaca a importância das competições e programas educacionais para o sucesso da aprendizagem nas unidades do SENAI. “Hoje, temos aqui, dentro do SENAI, a parte de Programas e Competições, como vertente educacional. Temos a Saga da Inovação implantada em todas as escolas, em que os alunos desenvolvem soluções inovadoras para as indústrias. No ano passado, tivemos um 3º lugar em Mecânica Industrial na WorldSkills. Estamos aumentando o leque de participação das unidades e sempre garantindo que os alunos tenham um bom desenvolvimento”, avalia.

Trabalho em equipe

Para a Gerente da Gerência de Planejamento (GEPLA) do Sistema FIEC, Débora Capistrano, a evolução dos resultados do SENAI Ceará tem base no trabalho coletivo entre todas as gerências e coordenações. “Essa é uma colocação extraordinária, fruto de um trabalho em equipe de todas as unidades. Aqui na Gerência de Planejamento nós temos um trabalho muito forte com a Educação e a área de operação do SENAI. A gente faz reuniões mensais com Grupos de Trabalho nos quais alinhamos todas as atividades que vão impactar nos indicadores. Ficamos muito felizes de podermos contribuir neste trabalho sinérgico que só traz bons resultados”.

O Gerente de Comunicação (GECOM), Paulo Nóbrega, relata que o SENAI Ceará está sempre em constante evolução, com serviços educacionais de referência e resultados expressivos a serem compartilhados. “Para a Gerência de Comunicação, é um prazer divulgar o que nossas escolas têm desenvolvido no que diz respeito a inovação, otimização de processos e qualidade no ensino. Esse momento é de parabenizar a todos que estão envolvidos neste grande trabalho para entregar para a população o que se há de melhor em termo de qualidade educacional”.

Por sua vez, o Gerente da Gerência de Suprimentos (GESUP), Júlio Matos, pontua que a maturidade de gestão é uma conquista da instituição como um todo, dos setores pedagógicos aos administrativos. “Se a atividade central do SENAI é atender o aluno da melhor forma possível e conseguir esses resultados, a nossa como área de apoio é dar o suporte para que isso ocorra. Sempre buscamos garantir a nossa parte de logística e de suprimento para colaborar com o crescimento da instituição lá na ponta”, conta.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias
Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Na próxima terça-feira, o Cantinho do Frango celebrará o aniversário de Chico Buarque com lançamento de livro e show. Às 19 horas, o jornalista, crítico musical e escritor carioca Tom

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

A economia nordestina, medida pelo índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen), avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai suspender, nesta quinta-feira (13), a partir das 6 horas, o abastecimetno de água em Fortaleza e Caucaia (RMF). Isso, porque

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

A população de Porto Alegre com renda familiar inferior a R$ 1,5 mil sofre mais com ansiedade, depressão e síndrome de burnout do que as pessoas com renda familiar maior

“Amor romântico em crise?”

“Amor romântico em crise?”

Com o título "Amor romântico em crise?", eis artigo de Zenilce Bruno, psicóloga e sexóloga. Ela aborda o tema neste Dia dos Namorados. Confira: A consciência da diferença entre o